UNIFAP reinicia Calendário Acadêmico Suplementar 2020.3 com aulas remotas

O término do semestre ocorrerá de acordo com a opção nas datas das férias definidas pelos colegiados dos cursos.

O Calendário Acadêmico Suplementar (CAS 2020.3) da UNIFAP reinicia hoje, 2 de dezembro. A interrupção temporária das atividades acadêmicas ocorreu diante do contexto de calamidade pública que atingiu o Estado, após o “apagão” em 3 de novembro. O CAS 2020.3 ofertar 500 componentes curriculares para mais de 5.000 alunos matriculados nos quatro campi da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). A reconfiguração do calendário é resultado de consulta feita pelo Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) junto as coordenações de curso, que optaram pela retomada ainda neste mês de dezembro.

O acadêmico de graduação do curso de Engenharia Elétrica, Elder de Abreu, está prestes a apresentar do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para obter grau. A retomada, quanto antes, após a paralisação decorrência da pandemia provocada pelo novo coronavírus seguida da crise energética no estado, evita atraso na apresentação do TCC  e sua formação. “Com o reinício do semestre, a expectativa é da marcação e defesa do projeto, de forma remota, como está previsto pela Resolução n. 14 de 07 de outubro de 2020”, disse.

A coordenadora do curso de jornalismo, Profª Me. Elisângela Andrade, lembra que os alunos estão desde março sem aulas. “Apesar das peculiaridades da modalidade remota, nossos acadêmicos não podem ficar mais tempo longe das atividades de ensino. Nesse momento não há motivo para que o CAS não ser retomado”, avaliou. Opinião compartilhada pelo diretor do Campus Santana, Prof. Ms. Christiano Ricardo Santos. Para ele, o trabalho agora se desdobra em diferentes olhares, mas todas com um objetivo comum: convergir esforços para que a troca de conhecimento volte a acontecer de modo seguro e inclusivo. “Tanto os estudantes quanto os professores poderão ter autonomia de criar itinerários formativos, ou seja, realizar possibilidades acadêmicas mais adequadas ao momento”.

Férias docentes

Na Resolução n. 20/CONSU são apresentadas duas opções de Calendário Suplementar, ambas preservando o mesmo número de dias letivos, previstos na Proposta original do CAS 2020.3, ou seja, 57 dias letivos. De acordo com a pró-reitora da PROGRAD, Profª Drª Elda Gomes Araújo, a escolha entre a proposta A e B caberá a cada colegiado da UNIFAP, tendo em vista a remarcação/manutenção de férias dos docentes, agendadas antes da pandemia.

Desta forma, o encerramento do semestre se dará em momentos distintos, a depender da opção de Calendário escolhida pelo Colegiado, sendo o dia 16/03/2021 para a opção A e 16/02/2021 para a opção B.

Dias letivos

Independente da opção por período de férias que os docentes dos cursos optarem, o número de dias letivos previsto no CAS 2020.3 será o mesmo: 57 dias letivos de dezembro de 2020 a março de 2021.  Os sábados também podem ser utilizados como dias letivos, se assim o decente julgar necessário.

Feriados

No período em que vigorar o CAS 2020.3, estão previstos três feriados. No dia 25 de dezembro, 1 de janeiro e 4 de fevereiro (aniversário da cidade de Macapá).

Acesse o Calendário Acadêmico Suplementar (CAS 2020.3)

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.