UNIFAP recebe iniciativas de combate à pandemia de COVID-19 para envio ao MEC

Gabinete da Reitoria da UNIFAP orienta para envio das ações, até 17h, desta sexta-feira, 20/03.

O Ministério da Educação (MEC), por meio do OFÍCIO-CIRCULAR Nº 5/2020/DIFES/SESU/SESU-MEC, solicita as Instituições de Ensino Superior o envio de iniciativas locais para o combate à pandemia de COVID-19. “Além das medidas institucionais de prevenção da infecção, solicita-se, também, o compartilhamento de iniciativas que estejam sendo conduzidas, ou que possam ser conduzidas, pela comunidade científica no combate à pandemia”, orienta o MEC.

Saiba mais: SEI_MEC – 1964611 – Ofício-Circular | SEI_MEC – 1967343 – Ofício-Circular

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) se une a essa ação do Governo Federal, e pede aos docentes, pesquisadores, discentes, técnicos-administrativos, coordenadores de curso e envolvidos, informarem sobre iniciativas em andamento ou propostas/projetos de combate à pandemia do Coronavírus, para serem repassadas ao MEC. As atividades englobam ações de extensão, pesquisa, produção de álcool, testes laboratoriais, entre outras iniciativas que possam colaborar no combate ao COVID-19.

“Consideradas as potenciais contribuições que as IFES podem oferecer para atravessarmos esse momento, solicitamos análise dentro de sua respectiva universidade e, se for o caso, indicação das formas de colaboração e valores para aporte orçamentário suplementar, com vistas a executar ações de apoio específico ao combate ao coronavírus”, destaca o Ministério da Educação. O MEC quer ajudar e apoiar financeiramente os projetos das Universidades de combate à pandemia.

Em Memorando Circular, o reitor da UNIFAP, Prof. Júlio César Sá de Oliveira, solicita aos servidores e a comunidade acadêmica, em caráter de urgência, o envio das respectivas iniciativas para o e-mail: gabinete.reitoria@unifap.br

Iniciativas em andamento
De acordo com o MEC, as ações podem englobar atividades que envolvam “produção de álcool em gel, oxigênio, reagentes, insumos, testes laboratoriais, entre outras que porventura se vislumbrar necessidade e permanência”. De acordo com o MEC, “busca-se, a partir de um grande esforço interinstitucional, identificar, apoiar e
compartilhar soluções científicas e tecnológicas para o enfrentamento da COVID-19. Além das atividades de pesquisa, podem-se compartilhar ações de extensão
universitária desenvolvidas conjuntamente com órgãos governamentais de saúde para assistência à comunidade local”.

Como colaborar na UNIFAP
O Gabinete da Reitoria receberá as sugestões e iniciativas das Coordenações de Curso, docentes e pesquisadores, no e-mail: gabinete.reitoria@unifap.br, até às 17h, desta sexta-feira, 20 de março. Posteriormente, informará o MEC.

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.