Unifap realiza Aula Magna do curso Aluno Integrado – edição 2014

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) realizou, ontem (6), a Aula Magna da edição 2014 do curso de extensão Aluno Integrado, no anfiteatro da instituição.

O curso é promovido pelo Ministério da Educação (Mec), por meio da Secretaria de Educação Básica, com gestão da Unifap no estado do Amapá.

O evento representou o marco dos encontros presenciais previstos para o período de realização do curso.

“A aula magna foi um momento de aproximação, de troca de informações e, ao mesmo tempo, de congraçamento entre professores, alunos e instituições parceiras”, afirma a prof.

Drª Eliana Paixão, docente da Unifap e coordenadora do curso.

Durante o evento, houve a apresentação da equipe e a projeção de um audiovisual sobre a estrutura, conteúdos programáticos e ferramentas disponíveis no ambiente e-proinfo para uso dos alunos.

A ex-aluna Estefhane dos Santos Farias relatou aos presentes a sua experiência no curso em 2013, ressaltando os conhecimentos adquiridos.

O professor da Unifap, Rafael Pontes Lima, proferiu ainda a palestra “O ensino de Matemática com o uso de tecnologias digitais”.

O reitor da Unifap, prof.

Antônio Sérgio Filocreão, enalteceu a importância do curso para a formação dos alunos no tocante ao uso de tecnologias e suas funcionalidades.

“O curso é mais uma via ao fortalecimento do vínculo da universidade com a sociedade local e de fundamental contribuição na formação educacional e profissional dos alunos ingressantes nesta edição”, ressalta Filocreão.

“O curso, além de oportunizar incremento na formação escolar, poderá ser um diferencial na iniciação profissional dos alunos participantes, pois está bem estruturado e contempla temáticas atuais e oportunas”, explica Eliana Paixão.

Além do reitor da Unifap, participaram do evento o coordenador do Comitê Gestor Institucional, Prof.

Rosivaldo Gomes, a gerente do NTE/AP, profª.

Vivian Pinheiro, diretores das escolas, familiares e alunos contemplados com o curso.

Aluno Integrado – o curso é parte do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado) e tem como objetivo promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas redes públicas de educação básica.

O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais.

No Amapá, o projeto é gerido pela Unifap, com apoio do Núcleo de Tecnologia do Estado do Amapá, fornecendo condições técnicas aos laboratórios de informática das escolas envolvidas.

O curso foi projetado para atender alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio da rede pública estadual.

Será totalmente à distância e se encontra hospedado no Ambiente Virtual de Aprendizagem e-proinfo.

O conteúdo contempla temáticas sobre hardware, sistemas operacionais e manutenção de computadores, que serão estudadas por meio de leituras, fóruns, produção de textos, portfólio, diário e bate-papo.

Ao final, aqueles que obtiverem aprovação receberão a certificação emitida pela Unifap com título: Curso de Qualificação em Tecnologia Digital – Aluno Integrado.

O curso iniciou, efetivamente, no dia 1º de agosto e se estende até 30 de novembro.

São 160 vagas, distribuídas em quatro turmas com 40 alunos cada.

As escolas estaduais participantes são: Sebastiana Lenir, Gabriel de Almeida Café, Maria Cavalcante, Esther Virgolino, Raimunda Virgolino, Alexandre Vaz Tavares, Nanci Nina Costa, Castelo Branco.