UNIFAP permanece com atendimento remoto e medidas contra COVID-19

UNIFAP permanece com atendimento remoto e medidas contra COVID-19

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Pró-reitorias disponibilizam canais de atendimento por e-mail e sistemas SIPAC, SIGRH e SIGAA.

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) permanece com as atividades administrativas e acadêmicas suspensas em todos os Campi – conforme a Resolução n. 7/2020-CONSU, ad referendum, por tempo indeterminado. As Pró-Reitorias seguem com atendimento remoto para a comunidade acadêmica, com os serviços essenciais oferecidos pelos departamentos administrativos.

O texto da Resolução n. 7/2020-CONSU orientou no Art. 3º que os servidores que exerçam atividades administrativas continuem com os serviços regulares na modalidade teletrabalho, também conhecido popularmente como “Home Office”. Desta forma, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) estabeleceu por meio da Instrução Normativa n. 1/2020-PROGEP  os procedimentos para serem adotados para o trabalho remoto, modelo seguido pelas administrações dos Campi da universidade, pelas Pró-Reitorias e departamentos. Todas as ações da UNIFAP estão norteadas pelo Plano de Contingência para enfrentamento da pandemia da COVID-19. 

A foto é um registro da última reunião presencial, em 16 de março. Foto: Arquivo UNIFAP

Medidas e serviços ativos

Após a primeira suspensão de atividades presenciais através da Resolução n. 6/2020-CONSU do dia 16 de março, a Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PROGRAD) relacionou uma série de perguntas e respostas sobre quais serviços foram suspensos e o atendimento remoto para a comunidade acadêmica através de e-mails dos departamentos de graduação, registro acadêmico, processos seletivos e biblioteca central. 

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) também disponibilizou canais de atendimento remoto para o público externo e atendimento psicológico remoto aos servidores, assim como definiu na Instrução Normativa n. 1/2020-PROGEP o Plano de Trabalho Remoto e os relatórios semanais de atividades. A Pró-Reitoria também lançou o Manual Básico de Procedimentos, para que os servidores conheçam seus direitos e deveres em relação às normas de trabalhos, remuneração, benefícios e os serviços da PROGEP para o âmbito administrativo e de capacitação e progressão profissional. A PROGRAD e PROGEP também realizaram para a universidade as inscrições internas de servidores para instrutores de cursos de 20h/aula a distância, que serão destinados para a comunidade acadêmica e externa. As inscrições encerraram no dia 26 de abril.

A Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC), por meio do Departamento de Saúde, disponibiliza atendimento psicológico remoto aos alunos da instituição para casos que não sejam de urgência ou emergência, nestes casos os alunos devem se encaminhar ao Hospital de Emergência. Assim como a PROEAC, a Pró-Reitoria de Cooperação e Relações Interinstitucionais (PROCRI) também estabeleceu atendimento remoto aos acadêmicos. “Todos os nossos canais de comunicação, nossos e-mails e outras ferramentas de comunicação que temos, estão abertas e à disposição dos nossos alunos e também às famílias dos nossos alunos para prestar informações e dar a orientação quanto a permanência deles, seja dentro da UNIFAP, nas Universidades brasileiras e, também, nas Universidades estrangeiras”, comenta o Pró-reitor da PROCRI, Silvio Sousa.

Os Campi da UNIFAP divulgaram os contatos para atendimento online. Os serviços ativos são mantidos pelos sistemas da universidade, e as bibliotecas setoriais atendem com normatização de trabalhos acadêmicos, ficha catalográfica, e lançaram o Repositório Institucional junto a Biblioteca Central, que reúne mais de 400 produções científicas de pesquisadores docentes e discentes da universidade. O Protocolo Geral da UNIFAP, também, permanece recebendo demandas através do e-mail: protocolo@unifap.br

Home Office

O teletrabalho mantido pelas pró-reitorias e departamentos são acompanhados pelos relatórios semanais de atividades, seguindo instruções das chefias imediatas de cada unidade. As reuniões entre duas ou mais pessoas são mantidas através da plataforma “Conferências WEB”, serviço de comunicação e colaboração da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)Na Assessoria Especial da Reitoria (ASSESP), a produção de Boletins de TV e Rádio continua em casa de segunda a sexta, além da cobertura jornalística para site oficial, redes sociais e mídias digitais.

Reuniões são realizadas por webconferência pela plataforma da RNP. Foto: Alípio Junior/acervo pessoal

Atendimento remoto

Confira alguns canais de atendimento dos Campi da UNIFAP:

  • Reitoria: gabinete.reitoria@unifap.br  
  • Protocolo Geral: protocolo@unifap.br
  • ASSESP: assessoria@unifap.br
  • Campus Santana: campstn@unifap.br
  • Campus Mazagão: lailson.lemos@unifap.br
  • Campus Binacional: dirgbinacional@unifap.br
  • PROGEP: atendimentoprogep@unifap.br
  • PROGRAD: prograd@unifap.br
  • PROAD: proad@unifap.br
  • PROEAC: proeac@unifap.br
  • PROCRI: procri@unifap.br
  • PROPESPG:propespg@unifap.br
  • NTI: nitt@unifap.br

Confira os canais de atendimento remoto específico dos Campi da UNIFAP.

Ações presenciais

A Pró-Reitoria de Administração (PROAD) além de manter o trabalho remoto focado em cotações, compras e pagamentos de servidores, bolsistas e terceirizados, também manteve presencialmente a fiscalização de obras por agendamento e os serviços de manutenção do patrimônio, como limpeza e vigilância. “Os serviços terceirizados foram divididos em grupos, alguns estão em férias coletivas e outros estão sob escala, como vigilância, manutenção e limpeza do patrimônio nesse período de inverno”, comenta o Pró-Reitor da PROAD, Seloniel Reis.

As Comissões criadas para produção de Equipamentos de Proteção Individual e para Manutenção Corretiva de equipamentos hospitalares, assim como atividades de pesquisa em laboratório seguem presenciais, respeitando as recomendações de saúde com uso de máscaras de tecido, distanciamento de pelo menos um metro entre as frentes de trabalho e higienização de superfície.

Colaboração de texto: Iago Fonseca e Letícia Amorim (Estagiários de Jornalismo/ UNIFAP) –  Escritório Modelo “UNIFAP Notícias” 2020. 

Acompanhe as atividades remotas da UNIFAP

Pró-Reitorias informam atividades suspensas e serviços mantidos

Protocolo Geral da UNIFAP segue com atendimento remoto

PROGEP oferece atendimento psicológico aos servidores em isolamento social

PROCRI mantém atendimento remoto durante suspensão de atividades

PROEAC disponibiliza atendimento psicológico remoto aos acadêmicos

Núcleo de Acessibilidade e Inclusão divulga canais de atendimento remoto

DFCH oferece atendimento remoto à comunidade acadêmica

Confira outras iniciativas da UNIFAP na COVID-19:

Comissão da UNIFAP entrega 60 protetores faciais para combate à COVID-19 em Macapá

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