UNIFAP organiza ‘Dia D Outubro Rosa’ em prevenção ao câncer de mama

O evento ocorrerá dia 11 de Outubro, no redário da Rádio Universitária

O Outubro Rosa é uma iniciativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), com apoio do Ministério da Saúde. A ação tem por objetivo conscientizar sobre riscos e benefícios dos exames preventivos de rotina. Com o tema “Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela”, a campanha divulga mensagens para o cuidado com as mamas. De acordo com dados do INCA, são estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, sendo o segundo tipo que mais atinge mulheres no Brasil.

A campanha inclui a promoção de exames preventivos, palestras, divulgação de cartazes, foldersbanners e ações nas redes sociais. Na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), em parceria com a Secretária de Saúde do Amapá, promoverá o “Dia D Outubro Rosa”. O evento ocorrerá dia 11 de Outubro, no Redário da Rádio Universitária, no Campus Marco Zero.

Programação

No dia 11 de Outubro, no Redário da Rádio Universitária, haverá exposição de banners com a “História da Evolução do Tratamento de Câncer de Mama”, com depoimentos de mulheres que lutaram e lutam contra o câncer. No local, profissionais da saúde darão orientações sobre a prevenção, além de serviços de ginástica laboral, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. A atividade é direcionada às professoras, servidoras, colaboradoras e alunas da UNIFAP.

Nota da PROGEP

“Às servidoras da UNIFAP informamos que estas podem realizar os exames de mamografia e preventivo do colo do útero, por meio dos Exames Periódicos, devendo dirigir-se à PROGEP para o recebimento da Guia de Exames.
Ambos os exames são capazes de detectar alterações específicas em fases iniciais ou o próprio câncer de mama e de colo do útero. Vale lembrar que o diagnóstico precoce significa uma maior chance de cura. Previna-se”.

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.