‘Dia D Outubro Rosa’ alerta para prevenção ao câncer de mama

O evento ocorre nesta sexta-feira, 11 de Outubro, no redário da Rádio Universitária

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), em parceria com a Secretária de Saúde do Amapá, promoverá o “Dia D Outubro Rosa”. O evento ocorrerá dia 11 de Outubro, no Redário da Rádio Universitária, no Campus Marco Zero. O Outubro Rosa é uma iniciativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), com apoio do Ministério da Saúde. A ação tem por objetivo conscientizar sobre riscos e benefícios dos exames preventivos de rotina.

Com o tema “Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela”, a campanha divulga mensagens para o cuidado com as mamas. De acordo com dados do INCA, são estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, sendo o segundo tipo que mais atinge mulheres no Brasil.

Programação

No dia 11 de Outubro, no Redário da Rádio Universitária, haverá exposição de banners com a “História da Evolução do Tratamento de Câncer de Mama”, com depoimentos de mulheres que lutaram e lutam contra o câncer. No local, profissionais da saúde darão orientações sobre a prevenção, além de serviços de ginástica laboral, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. A atividade é direcionada às professoras, servidoras, colaboradoras e alunas da UNIFAP.

Nota da PROGEP

“Às servidoras da UNIFAP informamos que estas podem realizar os exames de mamografia e preventivo do colo do útero, por meio dos Exames Periódicos, devendo dirigir-se à PROGEP para o recebimento da Guia de Exames.
Ambos os exames são capazes de detectar alterações específicas em fases iniciais ou o próprio câncer de mama e de colo do útero. Vale lembrar que o diagnóstico precoce significa uma maior chance de cura. Previna-se”.

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.