Unifap lança editais de apoio ao docente

A Universidade Federal do Amapá (Unifap), por meio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propespg) e Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proeac), publicou ontem, 25, três editais que consolidam a política de apoio ao docente dentro da instituição.

Os editais preveem recursos para os professores participarem de eventos acadêmico-científicos, para a consolidação de projetos de pesquisa e ações de extensão.

As inscrições para os três editais começam no dia 9 de setembro e seguem abertas até 18 do mesmo mês.

Os editais são: Programa de Concessão de Auxílio ao Professor Pesquisador para Participação em Eventos Acadêmico-científicos (Propev); Programa de Auxílio ao Pesquisador (Papesq); e Programa Institucional de Bolsas e Auxílios à Extensão Universitária (Pibex).

O resultado final dos programas está previsto para 30 de setembro.

Ao todo, R$ 860 mil em recursos do orçamento de 2015 serão reservados aos três editais.

A pró-reitora de Graduação, Leila Feio, afirma que a política fortalece o tripé fundador da universidade: ensino, pesquisa e extensão.

“O professor, dentro do ensino, dinamiza pesquisas e/ou ações extensionistas.

A política apoia esse docente em todas essas atividades, o que provoca a melhoria dos indicadores da instituição”, conclui.

Confira mais detalhes dos editais: Programa de Concessão de Auxílio ao Professor Pesquisador para Participação em Eventos Acadêmico-científicos (Propev) O edital da Prograd irá apoiar financeiramente os professores efetivos que estejam em exercício na docência e engajados em projetos de pesquisa e extensão devidamente registrados e ativos, e que irão apresentar resultados preliminares ou conclusivos de seus estudos em eventos acadêmico-científicos nacionais ou internacionais.

Professores substitutos, cedidos e afastados em regime integral não poderão participar do processo.

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.unifap.br/depsec, de 9 de setembro até às 23h59min do dia 18 de setembro de 2015.

Na inscrição, devem constar o formulário de inscrição e planilha de pontuação preeenchidos, disponíveis no site da Unifap.

Serão contemplados até 60 auxílios para participação em eventos nacionais e 20 para eventos internacionais.

O valor do auxílio individual para eventos nacionais é de R$ 2 mil e R$ 4 mil para eventos Internacionais, que será creditado, em parcela única, em conta corrente de titularidade do professor.

A pró-reitora de Graduação, Leila Feio, destaca que antes do programa de auxílio à participação de eventos alguns professores não conseguiam apoio para apresentar os resultados das atividades de pesquisa ou extensão realizados.

“Se a rubrica para este tipo de apoio prevista no orçamento da Unifap acabava, os docentes que solicitavam recursos para participar de eventos ficavam de fora”, explica.

O docente terá o prazo de até um ano, a contar da data do depósito em conta bancária, para utilizar o auxílio.

“Dessa forma, o professor consegue se planejar melhor para participar de um evento”, acredita Leila.

Mais informações podem ser obtidas aqui.

Programa de Auxílio ao Pesquisador (Papesq) O Papesq tem por finalidade apoiar financeiramente grupos de pesquisa em que os pesquisadores possuam projetos de pesquisa devidamente registrados no Departamento de Pesquisa (DPq) da Propespg.

Não podem concorrer pesquisadores cedidos ou afastados em regime integral no período de execução do edital e pesquisadores credenciados nos programas de pós-graduação da Unifap que não sejam docentes efetivos da universidade.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Helena Simões, o programa é uma iniciativa inédita na instituição.

“O edital garante a isonomia na escolha dos grupos de pesquisa que serão contemplados, cujo objetivo final é facilitar a ação do pesquisador na atividade de pesquisa dentro da universidade”, afirma.

Serão selecionados 40 grupos de pesquisa com concessão de auxilio financeiro no valor de R$ 10 mil por grupo, sendo que 20 destes grupos devem ter como líder docentes vinculados a programa de pós-graduação stricto sensu da Unifap.

“Isso consolida o grupo de pesquisa ao mesmo tempo em que apoia o pesquisador no aumento da produção científica”, ressalta.

Os recursos destinados poderão financiar somente os itens necessários à execução dos projetos de pesquisa discriminados no edital.

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.unifap.br/depsec.

Mais informações podem ser obtidas aqui.

Programa Institucional de Bolsas e Auxílios à Extensão Universitária (Pibex) Por meio do edital, a Proeac objetiva apoiar financeiramente os docentes e acadêmicos para o desenvolvimento de atividades extensionistas como Programa, Projeto, Curso, Evento, Ações Comunitárias e Prestação de Serviços, registrados no Departamento de Extensão (DEX) da pró-reitoria.

Apenas professores do quadro permanente da Unifap em efetivo exercício podem participar da seleção.

A proposta deve ser apresentada exclusivamente pelo SIGU e pelo Formulário de Apresentação da Proposta, disponível no edital.

As inscrições podem ser feitas de 9 a 18 de setembro.

Serão selecionadas 26 propostas de atividades extensionistas com concessão de auxilio financeiro no valor de R$ 10 mil por proposta.

O edital e seus anexos estão disponíveis no site da Unifap.