UNIFAP inicia treinamento prático da testagem em massa para COVID-19 na universidade

A previsão para início do teste piloto no campus Marco Zero é para a semana seguinte ao treinamento.

A administração superior da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESPG), Coordenação Geral do Projeto MEC-COVID-19 e dos Coordenadores da etapa de testagem  iniciaram nesta terça-feira, 13 de outubro, e segue até a quinta-feira,15, o treinamento prático dos voluntários para a realização da testagem em massa para COVID-19 na universidade.

Primeiro dia de treinamento dos voluntários para Testagem em massa na UNIFAP. Foto: Coordenação do treinamento.

Sobre o treinamento

Foram formados 6 grupos com no máximo 14 integrantes para garantir a segurança dos participantes, a fim de evitar aglomerações. Os voluntários são alunos da instituição dos cursos da área de saúde, como enfermagem e medicina, entre eles bolsistas dos Programas de Educação Tutorial (PET) de cada curso.

O treinamento esta na segunda etapa, sendo a primeira referente ao treinamento teórico com aulas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde com carga horária de 8h. O colaborador e supervisor do treinamento Prof. Clodoaldo Cortês do curso de enfermagem da UNIFAP dá detalhes sobre o treinamento.

“Os voluntários fizeram cursos online em plataforma do ministério da saúde, sobre cuidados de biossegurança, cursos de testagem rápida, e acesso ao protocolo de biossegurança contra o novo coronavírus”, explica.

A segunda etapa é o treinamento prático com supervisão da equipe de enfermagem do Projeto MEC-COVID-19, no laboratório de Análises Clínicas no campus Marco Zero, com carga horária de 4h.

As equipes serão responsáveis pela realização da triagem nos campi da universidade, possibilitando também a colaboração dos estudantes dos cursos de saúde de cada polo.

Sobre a  testagem

A previsão para realização do teste piloto será após a semana de treinamento das equipes, com testagem entre os servidores terceirizados, como limpeza e segurança, e também grupos de pesquisas e projetos de extensão que continuaram as atividades durante o período de isolamento social.

Posteriormente o teste será realizado com toda a comunidade acadêmica, incluindo discentes, docentes, técnicos, e servidores administrativos da universidade. Quanto a agenda dos campi para testagem iniciará com o Campus Mazagão como previsto no planejamento inicial para a ação.

Projeto MEC-COVID-19

O projeto MEC-COVID-19 da UNIFAP tem o objetivo de promover ações de combate e prevenção ao novo coronavírus, que integra importantes atividades voltadas à prevenção na universidade, entre elas a produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), doação de materiais de proteção para famílias carentes, e em breve iniciará a atividade do REAC, entre outras ações.

A pró-reitora da PROPESPG, Profa. Dra. Amanda Fecury, ressalta a importância de todos que colaboram nas ações de prevenção na comunidade interna e externa a universidade, por meio do projeto.

“Importante destacar que não é só 1 projeto, são diferentes grupos participantes com diversos professores e coordenadores dos subprojetos envolvidos, e outras ações serão desenvolvidas e em breve divulgadas. Na testagem é o grupo do curso de enfermagem a frente do treinamento dos voluntários,” explica.

Colaboração de texto: Letícia Amorim (Estagiária de Jornalismo/UNIFAP).

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.