Unifap garante R$ 1 milhão do deputado federal Camilo Capiberibe (PSB-AP) para interiorização

O reitor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Júlio Sá, recebeu na última sexta-feira, 5, o deputado federal Camilo Capiberibe (PSB-AP), no Gabinete da Reitoria, localizado no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

Durante a visita, o parlamentar garantiu R$ 1 milhão para iniciar a implantação do projeto de interiorização da Instituição, que será disponibilizado até o ano que vem.

Júlio Sá explicou ao deputado federal que, caso o recurso seja liberado até o fim deste semestre, os trâmites do processo de implantação da interiorização já iniciam em agosto.

Os municípios de Itaubal e Laranjal de Jari e o distrito do Bailique seriam os primeiros a serem atendidos pelo projeto, com a implementação de cursos de graduação já existentes no campus universitário de Macapá, o que garantiria celeridade para a chegada da educação de nível superior às cidades, já que não precisaria da autorização do Ministério da Educação (MEC).

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Elda Araújo, informou que a Unifap já está levantando as demandas dos municípios e realizando estudos de viabilidade dos cursos de graduação a serem implementados em cada local.

A vice-reitora, Simone Delphim, enfatizou que um novo modelo de escolha dos cursos de graduação está sendo implementado, pois é preocupação da gestão ter a responsabilidade de implantar cursos que atendam as demandas do estado e tenham mercado de trabalho para os egressos.

A visita também foi acompanhada por assessores de Camilo Capiberibe, pelo pró-reitor de Cooperação e Relações Interinstitucionais, Manoel Pinto, e pelo diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Alípio Junior.

*Fotos: AER/Unifap