UNIFAP faz parceria com Ministério Público para produção de EPIs e testes da COVID-19

O repasse de recursos deve aprimorar o monitoramento da pandemia no Estado.

Na segunda-feira, 30 de março, dirigentes da Universidade Federal do Amapá e do Ministério Público do Amapá (MP-AP) discutiram a possibilidade de transferência de recursos do Fundo de Manutenção e Aparelhamento do MP-AP para a UNIFAP, para fortalecer ações de combate a COVID-19 no Estado.

O objetivo do repasse de recursos é acelerar a produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), álcool em gel, construir respiradores e realizar testes de coronavírus.  Participaram a reunião virtual: o reitor, Prof. Dr. Júlio Sá; a Procuradora-geral de Justiça do MP-AP, Ivana Cei, a Profa. Cristina Baddini – e vice-diretora do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), a Pró-reitora da PROPESPG, Profa. Dra. Amanda Fecury, o médico da UNIFAP, Dr. Helder Albuquerque.

Novas estratégias

A reunião virtual também contou com participação de docentes da UNIFAP, Foto: Divulgação

O reitor da UNIFAP, Prof. Dr. Júlio Sá, agradeceu a parceria com o MP-AP. Ela afirma que neste momento essa ação conjunta é muito importante. “Agradecemos a sensibilidade e inteligência da gestão do MP em tratar com a universidade. Essa confiança é fundamental para juntarmos forças contra a Covid-19”, afirma o reitor.

A Procuradora-geral de Justiça do MP-AP, Ivana Cei, também comentou a importância da parceria com a Universidade. “Confio na universidade e na pesquisa. Temos uma relação antiga com a Unifap e queremos fortalecer o trabalho de todos os pesquisadores. Não podemos ficar só olhando o problema, precisamos agir. Acredito na ciência. A pesquisa é tudo”.

Atualmente, a UNIFAP possui três impressoras 3D, que são utilizadas para produção de máscaras de proteção para os profissionais de saúde. A Universidade também cedeu equipamento de diagnóstico utilizado nos cursos de saúde para o Laboratório Central do Estado (Lacen). Com a parceria e repasse de recursos do MP-AP, a UNIFAP deve dobrar o número de impressoras 3D e adquirir testes rápidos.

Fonte: ASSESP com informações do MP-AP.

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP. Crédito para fotos: ASSESP/UNIFAP.