Unifap e Sesa assinam termo de convênio para aperfeiçoamento profissional e estágios.

Em seu último ato no cargo de reitor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), o professor José Carlos Tavares firmou convênio em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na manhã desta sexta-feira, 04.

O reitor e o titular da pasta, Jardel Nunes, assinaram o documento e efetivaram o pacto de cooperação.

No acordo está previsto o aperfeiçoamento, por meio de cursos de pós-graduação, dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam na área no Estado.

Também consta no texto do documento a oferta de atividades acadêmicas como estágio, internato, aulas práticas de ensino, pesquisa e extensão e residência médica e multiprofissional em saúde para os estudantes, professores e demais servidores da Unifap.

Essas ações serão desenvolvidas nas diversas unidades de saúde vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde.

O convênio tem prazo de 60 meses.

Os estágios ofertados terão carga horária de 40 horas semanais por, no mínimo, um semestre letivo.

“Esta cooperação servirá para que atendamos as exigências do Ministério da Educação (MEC).

A recomendação é que os estudantes da área de saúde das universidades federais utilizem o espaço públicos para auxiliar na formação dos mesmos”, informou.

O professor Tavares avalia que a inserção dos acadêmicos no ambiente hospitalar favorece a troca de conhecimentos.

Para o secretário de saúde, Jardel Nunes, o convênio fortalece os laços de cooperação entre Unifap e o Estado.

“A Unifap tem um papel fundamental na formação e qualificação dos nossos funcionários da rede de saúde.

O que pretendemos é implementar a legalidade para que tenhamos essa relação mais próxima”, garantiu o secretário.

“Com a iniciativa”, disse o reitor Tavares, “a Unifap também busca complementar ações governamentais no sentido de oferecer saúde de qualidade para a população”.

O convênio está em vigor a partir de hoje.