UNIFAP e SEJUSP/AP discutem projetos destinados à comunidade do Macapaba

Estão previstas atividades esportivas e de empreendedorismo que serão desenvolvidas com crianças, adolescentes e mulheres do residencial a partir do segundo semestre.

Representantes da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Amapá (Sejusp) reuniram-se na última quarta-feira, 12, para tratar da possibilidade de celebração de um Termo de Cooperação Técnica entre as instituições com o intuito de desenvolver projetos educacionais e desportivos que atendam a população do Residencial Macapaba, na zona norte de Macapá.

Dois projetos de extensão foram apresentados. Um deles, coordenado pelo prof. Dr. Dilson Belfort, terá como público-alvo crianças e adolescentes carentes, que estejam em situação de risco social, na faixa etária de 10 a 17 anos. Os jovens serão incentivados para a prática do atletismo, concebendo a modalidade como meio de educação, saúde, integração, inclusão e de transformação social, permitindo a partir dessa vivência, a oportunidade de participar de torneios e festivais específicos do atletismo no Amapá e fora do estado.

A princípio, cerca de 400 crianças e adolescentes atendidos pela proposta. “O projeto torna-se relevante na perspectiva de oferecer aos jovens o que é garantido em Lei: a prática de esportes; tendo como pano de fundo a ocupação dos mesmos e os distanciando de crimes e uso de substâncias entorpecentes. Assim, o atletismo surge não só como uma prática de educação e saúde, mas também como elemento de oportunidade futuras enquanto cidadãos”, enfatizou o professor Belfort.

O segundo projeto proposto será coordenado pela diretora do Departamento de Extensão, técnica Kelly Huany, e terá como público-alvo, especificamente, mulheres com idades de 18 a 30 anos na prática de ações para empoderamento. “A parceria realizada com a SEJUSP é de extrema importância para que a UNIFAP consiga contribuir com ações que possibilitem aos jovens da comunidade vislumbrarem um futuro melhor por meio da educação”, ressaltou Huany.

A professora do colegiado do curso de Administração Drª Sheila Trícia, vai atuar como instrutora do curso de empreendedorismo, se disse motivada em poder colaborar com a iniciativa. “Estamos muito entusiasmados com esse projeto que tem potencial de transformar vidas e é de grande relevância à sociedade, especialmente às mulheres que residem no Macapaba, pois contribui com conhecimentos e ações acerca do empreendedorismo que favorecem o empoderamento feminino”, destacou.

Na ocasião, estiveram presentes o secretário da Justiça e Segurança Pública, Cel. Carlos Souza, o pró-reitor de planejamento, Prof. Erick Frank, a diretora de extensão, Kelly Huany, o Prof. Dr. Dilson Belforte e a Prof. Drª Sheila Trícia. As atividades estão previstas para iniciarem a partir do segundo semestre deste ano.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido