UNIFAP conquista medalhas em Paralimpíadas Universitárias

O resultado é a melhor colocação da Instituição numa edição dos jogos.

Paratletas da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) conquistaram 13 medalhas durante as Paralímpiadas Universitárias 2021. A competição ocorreu na cidade de São Paulo (SP) entre os dias 16 e 19 de setembro. A delegação da Instituição foi composta por nove pessoas: seis paratletas e três servidores. Do total de medalhas, oito foram de ouro, duas de prata e três de bronze. O resultado colocou a UNIFAP no 3° lugar nacional no quadro de medalhas.

Medalhas

Yndiraima Cunha conquistou três ouros nas modalidades de lançamento de disco, lançamento de dardo e arremesso de peso. Alice Caroline ganhou uma medalha de ouro (lançamento de dardo) e uma de bronze (lançamento de disco). Cristian Lorran alcançou 3 medalhas de ouro nos 100m, 400m e 1.500m livres. Edson Saraiva foi bronze em lançamento de dardo. Joana Brilhante obteve três medalhas, uma de ouro em lançamento de disco, uma de prata em lançamento de dardo e uma de bronze em arremesso de peso. E Segilma Miranda conquistou uma medalha de prata em arremesso de peso.

Os atletas competem e são divididos por classe, de acordo com o nível de deficiência. Isso permite que as disputas sejam justas e equilibradas. O atletismo, por exemplo, dispõe de classes para amputados, cadeirantes, deficientes intelectuais e visuais.

Delegação da UNIFAP

O evento contou com a participação dos acadêmicos Yndiraima Cunha (Direito), Joana Brilhante (Ed. Física), Segilma Miranda (Geografia), Alice Caroline (História), Edson Saraiva (História) e Cristian Lorran (Direito); além dos servidores Dilson Belfort (CCEF), Gerson Gurjão (PROEAC) e Crecencio Neto (Divisão de Esporte).

Paralímpiadas Universitária

Atualmente 22 modalidades fazem parte do programa paralímpico dos Jogos de Verão, sendo elas: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, parabadminton, parataekwondo, remo, rúgbi em cadeira de rodas, tiro com arco, tiro esportivo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, triatlo e vôlei sentado.

FOTOS: ALINE BRITO

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido