UNIFAP desenvolve pesquisas e ações de enfrentamento à COVID-19

Professores e alunos produzem álcool em gel e equipamentos de proteção individual.

É evidente que a pandemia do novo Coronavírus gerou diversos impactos na sociedade, movimentando  diferentes entidades públicas e privadas com ações de combate o à COVID-19. As Universidades do mundo pesquisam o desenvolvimento desse novo vírus, desenvolvendo estratégias de combate. Segundo estudo da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), mostrou que instituições de Ensino Superior brasileiras conduzem mais de 800 pesquisas a Covid-19. A Universidade Federal do Amapá vêm contribuindo com diversas ações de combate ao vírus, desenvolvendo atividades em diferentes áreas do ensino, promovendo pesquisas, estudos e projetos de extensão.

Ações de combate

Colegiados e departamentos, em parceria com outras instituições em conjunto com Pró-Reitorias da UNIFAP, buscaram propor iniciativas voltadas ao combate à pandemia, atuando em pesquisas de ensino, atividades colaborativas e desenvolver práticas dos campos da graduação.

Produção de Álcool em Gel

Uma dessas ações é a produção de álcool em gel para as unidades de saúde e transporte urbano, em parceria com a Universidade Estadual do Amapá (UEAP) e o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA). O produto é indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e serve tanto para higiene pessoal quanto para de objetos de uso diário como celulares e computadores.

De acordo com o docente do Curso de Farmácia da UNIFAP e coordenador da produção, Prof. Tit. Dr. José Carlos Tavares, a meta de produção era que cada laboratório produzisse 500 litros de álcool em gel por dia, numa escala de 12 horas, totalizando 1.500 litros diários. O laboratório de Ciências Farmacêuticas da UNIFAP foi também utilizado para a produção do álcool em gel.

Acadêmica no Laboratório de Farmácia da UNIFAP. Foto: José C. Tavares/Acervo pessoal.
Laboratório de Farmácia da UNIFAP, utlizado para produção do álcool em gel. Foto: José C. Tavares/Acervo pessoal.

Equipamentos de Proteção Individual

Diante do trabalho diário de profissionais de saúde e internos nos hospitais e segurança pública, a Reitoria da UNIFAP por meio da Portaria nº 0577/2020, formalizou a criação da comissão técnico-científica e tecnológica na UNIFAP, para produzir EPI´s (Equipamentos de proteção individual), como ‘Protetores Faciais’ com impressão 3D. A equipe foi formada por docentes e discentes dos colegiados de Medicina, Enfermagem, Engenharia civil, Engenharia Elétrica e Geografia. A equipe já entregou mais de 460 protetores faciais para órgãos de saúde e segurança pública do Estado do Amapá.

Fotos: Prof. Felipe Monteiro

Equipamentos de Proteção Individual ou EPI´s, são roupas, capacetes, máscaras entre outros acessórios utilizados para proteger o corpo de ferimentos, infecções, vírus e bactérias. Os ‘Protetores Faciais’ é outro meio de proteção facial, que fortalece a proteção contra o contágio, principalmente para os profissionais que estão todo os dias trabalhando em locais de riscos.

Projeto de Extensão

Recentemente, a comissão solicitou por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC), a formalização para Projeto de Extensão, dando continuidade ao “Projeto Faceshields”, como é intitulado a produção. Para isso a comissão pede a colaboração de outras instituições e a doação de materiais, como explica a vice-diretora do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), Profª. Cristina Baddini. “Utilizamos filamentos e acetatos de projetos antigos, assim como as respectivas impressoras. Através deste projeto solicitamos mais insumos, para produzir as demandas pendentes que somam mil protetores”. Desta forma, irá contribuir para a produção de mais equipamentos.

Confira a cartilha  “Ações da UNIFAP no combate ao Coronavírus”

Colaboração de Texto: Janaina Pelaes (Estagiária de Jornalismo/UNIFAP) – Escritório Modelo “UNIFAP Notícias” 2020.

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.