Unifap dará início à construção da Política de Comunicação Institucional

A campanha de sensibilização para a construção da Política de Comunicação da Universidade Federal do Amapá (Unifap) terá início amanhã, 08 de junho, às 15h, no auditório do prédio de Letras, Artes e Comunicação.

A comissão que está à frente do processo fará uma apresentação à comunidade acadêmica em que serão detalhados os pontos principais da elaboração do documento que vai reunir diretrizes, normas, valores e procedimentos da comunicação institucional.

A reunião também será a oportunidade de agregar interessados e ampliar a comissão e organizar as discussões a respeito da política de comunicação.

“É importante que todos participem: pró-reitores, diretores de departamentos, coordenadores de cursos, colegiados, técnico-administrativos e acadêmicos.

Precisamos ouvir todas as vozes”, afirmou a presidente da comissão, Cleide Azevedo.

A construção do documento foi uma determinação da administraçãoatualjá nos primeiros dias de mandato e é parte de uma série de políticas estruturantes da Universidade que estão em fase de formatação.

A partir da demanda, elaborou-se um projeto para a política e contratação do consultor Wilson da Costa Bueno, que terá a finalidade de colaborar com o processo.

A reitora da Unifap, professora Eliane Superti, diz que a Política de Comunicação permitirá, dentre outras estratégias, a melhor prestação de contas à sociedade, com aumento da circulação de informação e favorecimento de uma autêntica cultura da comunicação na instituição.

“Nós vamos potencializar a transparência.

O documento tornará a comunicação interna e externa mais eficaz e fluída, na medida em que dará diretrizes de implementação da melhor forma de comunicação com seus públicos”, avaliou a reitora.

A primeira, de cinco reuniões previstas com o consultor, está marcada para os dias 23 e 24 de junho.

A última irá ocorrer em 13 de dezembro.

Informações detalhadas sobre o processo podem ser acessadas em: http://www2.

unifap.

br/politicacomunicacao/ Consultor Wilson da Costa Bueno Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP, jornalista, tem mestrado e doutorado em Comunicação (USP) e especialização em Comunicação Rural.

As áreas principais de atuação são: Comunicação Empresarial e Jornalismo Especializado (Jornalismo Científico, Ambiental , em Saúde e em Agrobusiness).

É editor de oito sites temáticos em Comunicação/Jornalismo.

Já orientou uma centena de dissertações e teses em Comunicação e é o líder do grupo de pesquisa “Criticom-Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica”.

Tem vários livros publicados e dezenas de capítulos em livros da área.

Diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa e da Mojoara Editorial.

Wilson Bueno foi o responsável pela construção da Política de Comunicação da Embrapa Nacional, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).