Última semana para se inscrever na seleção de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Inscrições encerram neste domingo, 7 de agosto. Bolsas serão no valor de R$ 400 mensais.

Docentes pesquisadores da Universidade Federal do Amapá (Unifap) interessados em contar com a participação de discentes bolsistas em pesquisas tecnológicas têm até o dia 7 de agosto de 2022 para participar do processo de seleção de projetos e docentes orientadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). As inscrições estão sendo realizadas exclusivamente pelo formulário eletrônico https://forms.gle/pDXFiMCekDHUN77W9. Para realizar a inscrição, o(a) candidato(a) a orientador(a) deverá cadastrar os documentos listados no edital de seleção.

Para concorrer, o(a) docente deve ser professor(a) efetivo(a) da Unifap, com titulação de doutor(a). Também deve estar coordenando ou colaborando em um projeto de pesquisa institucionalizado no Departamento de Pesquisa (DPq) e cadastrado no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) como projeto interno. Além disso, não poderá estar afastado(a) ou licenciado(a) e estar adimplente no Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nitt) da Unifap.

As bolsas serão no valor de R$ 400 mensais, com duração de 12 meses. A quantidade de bolsas será disponibilizada de acordo com a distribuição de cota para o biênio 2022-2024 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a disponibilidade orçamentária da Unifap. Este ano, haverá cotas de bolsas para alunos que ingressaram na Universidade por meio das ações afirmativas.

O Pibiti tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. O programa é coordenado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propespg), por meio do Nitt.

O resultado final da seleção deve ser divulgado até 18 de agosto de 2022. A íntegra do edital e anexos pode ser conferida no site do Nitt.

Sobre o Nitt
O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nitt), ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, foi criado em 2011 e é responsável pela gestão da política institucional de inovação da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e pela condução dos processos de proteção legal das criações intelectuais desenvolvidas na Universidade.

O Nitt auxilia a comunidade acadêmica e a comunidade local em procedimentos relativos à proteção da propriedade intelectual e a transferência de tecnologia para o mercado, atuando na orientação para elaboração, encaminhamento e acompanhamento dos depósitos de pedidos de patentes, de registros de marcas e de softwares junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), bem como na proteção de direitos autorais junto à Biblioteca Nacional e na proteção e/ou registro de cultivares junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Atua, ainda, na interação com o setor público e privado e na prospecção de parceiros para transferência de tecnologias, contribuindo para a Unifap ter participação de forma mais ativa nesse contexto de inovação e empreendedorismo.

Serviço
Seleção de projetos e docentes orientadores para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).
Inscrições até 7 de agosto de 2022, exclusivamente pelo formulário eletrônico https://forms.gle/pDXFiMCekDHUN77W9. Edital de seleção e anexos estão disponíveis no site do Nitt. Mais informações sobre a seleção podem ser obtidas pelo e-mail nitt@unifap.br.

* Com informações do site do Nitt

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada.