TV Universitária estreia no canal 46.1

Operando no canal 46.1 a emissora é a nova integrante da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A TV Digital UNIFAP (TVU) conta com uma multiprogramação – TV Brasil 1, TV Escola e Canal Saúde.

Na manhã dessa segunda-feira,18, no hall da Rádio e TV Universitária, ocorreu a cerimônia de lançamento do canal da TV Digital da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). A UNIFAP é a primeira Universidade federal da região norte a possuir TV e rádio FM, passando a integrar a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), composta por 50 emissoras de rádios e TVs afiliadas. A programação da emissora da UNIFAP pode ser assistida pelo canal 46.1.

A TV Digital UNIFAP (TVU) conta com uma multiprogramação – TV Brasil 1, TV Escola e Canal Saúde. A antena digital da TVU possui área de cobertura em Macapá, Santana e Mazagão.

A inauguração da emissora também é uma homenagem póstuma da UNIFAP ao falecimento de um ano do padre Prof. Dr. Aldenor Benjamim, entusiasta da TVU.

A cerimônia contou com a presença do magnífico reitor, Prof. Dr. Júlio César Sá; da vice-reitora, Profa. Dra. Simone Leal; do diretor-geral da Rádio e TVU, Prof. Dr. Paulo Giraldi; do coordenador do curso de Jornalismo, Prof. Dr. Rafael Wagner; do representante da bancada parlamentar federal, Dep. Federal André Abdon; além de pró-reitores, docentes, alunos, técnicos e autoridades locais. A orquestra sinfônica do Exército Brasileiro fez a sonorização cultural do evento.

TVU UNIFAP – Canal 46.1

“Inicialmente a TV Universitária entra no canal 46.1, mas nós temos uma multiprogramação para operar 4 canais porque a concessão nos autoriza a operação de uma programação completa e híbrida. Então inicialmente a TV Brasil que é a nossa geradora vai possibilitar na programação todo o conteúdo integral que nós vamos retransmitir para o Amapá. É importante destacar que a TVU chega nesse primeiro momento com uma programação nacional, e nós aos poucos vamos colocando programas de produção própria da Universidade, de conteúdo local, principalmente programas que valorizem o ensino, a pesquisa e a extensão”, explica o diretor-geral da TVU, Prof. Dr. Paulo Giraldi.

A TV Digital Universitária será um espaço importante para a prática laboratorial dos estudantes do curso de Jornalismo, bem como dará repercussão às atividades acadêmico-científicas dos demais cursos de graduação e pós-graduação da UNIFAP. Em breve a comunidade poderá acompanhar a programação local com telejornais, programas de entrevistas, séries, documentários, etc. “Nós hoje inauguramos uma TV não para falar só da UNIFAP, mas para a UNIFAP dialogar com a sociedade, se apresentar e apresentar o que o Amapá tem de melhor. Esperamos que a TV possa cumprir com o bom jornalismo ético, democrático, valorizando a diversidade, e que respeite as vozes possibilitando espaços para debater temas tão importantes como a não violência, a diversidade de gênero e étnico racial, para que todo esse conteúdo possa levar à população cultura, informação e educação de qualidade”, conclui Giraldi.

Para o magnífico reitor, Prof. Dr. Júlio César Sá, o ato de lançamento do canal da TVU é um marco histórico para a instituição, digno de celebração. “Hoje é certamente um dia de festa para a UNIFAP, me sinto grato e honrado pela oportunidade de estar no cargo de dirigente no exato momento em que a Universidade entrega ao Amapá uma televisão pública e que fornecerá conteúdo educativo e formador de massa crítica. É um sonho de muitos anos pelo qual  muitos persistiram e agora torna-se realidade. Dr. Padre Aldenor, que tantas vezes lançou mão de seus próprios recursos financeiros para fazer a Rádio FM funcionar está em festa, lá do alto. Também o ex-reitor Dr. Carlos Tavares, que deu o pontapé inicial da decisão de implantar na UNIFAP uma TV, eu à época era seu pró-reitor de Extensão e levei a ele a proposta, que de pronto se entusiasmou e não mediu esforços para as primeiras tratativas em Brasília. Ainda o Dr. Fernando Canto, primeiro diretor da nossa Rádio Universitária, juntamente com mais pessoas, entre docentes, técnicos e alunos, deram e dão sua contribuição para que a comunicação pública, a divulgação científica, seja produzida e veiculada aos quatro cantos do Amapá. Então hoje é um momento de emoção, com a certeza de que estamos dando mais um grande passo na consolidação da UNIFAP como instituição estratégica e indispensável ao desenvolvimento do estado, este querido Amapá que tem vocação para ser gigante”, afirmou o reitor.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido