Sugestões para o planejamento institucional da Unifap

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) está aplicando um questionário on-line para levantar dados e sugestões para a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), documento norteador do planejamento estratégico de uma Instituição de Ensino Superior (IES).

Até 4 de junho, o formulário estará disponível no link http://www2.unifap.br/pdi/formulario/ para acadêmicos, professores, técnicos-administrativos e sociedade em geral.

Docentes, técnicos-administrativos e acadêmicos também podem acessar o formulário pelo Sigu.

Segundo a profª.

Adelma Barros, vice-reitora da Unifap e coordenadora do processo de elaboração do PDI, a intenção ao aplicar o questionário é dar voz à comunidade acadêmica e à sociedade como um todo.

“As respostas presentes no formulário ajudarão na elaboração dos objetivos, metas e ações da instituição para os próximos cinco anos.

A Unifap não existe por si só, trabalha em função da comunidade acadêmica e da sociedade como um todo”, explica Adelma.

O formulário está dividido em seis eixos temáticos: Perfil Institucional; Projeto Pedagógico Institucional (PPI); Políticas de Atendimento aos Discentes; Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional; Aspectos Financeiros e Orçamentários; e Infraestrutura.

É possível responder a todos ou a apenas alguns dos eixos listados.

Adelma Barros ressalta que é fundamental que acadêmicos e servidores respondam ao formulário do PDI.

“É muito importante que todos participem, a sociedade e a comunidade acadêmica precisam dizer à Unifap o que esperam da instituição”, diz.

PDI – O Plano de Desenvolvimento Institucional é o documento no qual se encontram as políticas de ensino, pesquisa e extensão da instituição.

Mas não é só isso.

No PDI encontram-se também as ações de gestão da universidade, no que tange à sua organização administrativa, financeira e orçamentária, de infraestrutura e responsabilidade de inclusão social e desenvolvimento.

O PDI inclui, ainda, indicadores de desempenho e de avaliação para que se possa analisar a atual situação da IES, visando reforçar os pontos positivos e elaborar ações que procurem dirimir lacunas, em uma constante busca pelo aprimoramento, por meio de mudanças contínuas e planejadas.