SNCT 2016: Empreendedorismo, Física e relações étnico-raciais na educação são temas de cursos da Universidade

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) ofertará três cursos durante a Semana Nacional de Ciência & Tecnologia – SNCT 2016, que começa na próxima segunda-feira, 17, na Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

Os cursos abordarão assuntos diversos, como a relação étnico-racial na educação, inovação & empreendedorismo e física aplicada em plataformas de petróleo e serão ministrados no campus I da Ueap (Av.

Presidente Vargas, nº 650, Centro, Macapá-AP).

O primeiro curso iniciará no dia 20 de outubro, às 14h, no auditório central do campus I da Ueap, e será ministrado pelo docente do curso de Administração, prof. Dr. Claudio Marcio Mendonça.

Com o nome “Oficina Aberta de Inovação: como validar minha ideia de negócio?”, o curso tem caráter prático, no qual os participantes serão capacitados e apresentarão projetos empreendedores na área de negócios, que serão validados por uma mesa formada por profissionais.

A oficina encerrará às 17h.

Ainda no dia 20, começará também o minicurso “Na sombra do Baobá: literatura infanto-juvenil afro-brasileira”, abordando as relações étnico-raciais na educação.

O minicurso será realizado até o dia 21 de outubro, sempre de 8h às 12h, pela professora Ms. Elane Carneiro de Albuquerque, coordenadora de ensino do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros – Neab/Unifap.

A carga horária do curso é de 8h e o público alvo são professores da educação básica e acadêmicos em geral.

Os participantes precisam levar tecidos.

No dia 21, o professor Dr. Juan Bulnes, do curso de Física, será o instrutor do minicurso “Uma solução para o problema da difusão do calor em meios porosos visando aplicação da técnica em ancoragens de plataformas de Petróleo em águas profundas”.

A atividade será ministrada das 8h30 às 11h30, com carga horária de 3h.

As inscrições para os cursos estão sendo realizadas no site da Semana Nacional de Ciência & Tecnologia – SNCT 2016.

SNCT 2016 A “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: integrando saberes e beneficiando a sociedade amapaense” ocorrerá entre os dias 17 a 21 de outubro de 2016, nas dependências da Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

A SNCT está no marco da divulgação da produção científica, tecnológica e cultural, incentivando a inovação e a geração de conhecimentos, parcerias e produtos.

O evento abarcará os saberes desenvolvidos nas três instituições de ensino superior públicas que atuam no estado: Universidade Federal do Amapá (Unifap), Ueap e Instituto Federal do Amapá (Ifap).

Em 2015 a SNCT foi realizada pela Unifap em parceria com a Ueap, Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), Embrapa e Sebrae.

Em torno de 4000 pessoas participaram de 41 eventos e 17 minicursos.

A programação foi distribuída ao longo de uma semana de atividades, que incluiu mostra de profissões, o V Congresso Amapaense de Iniciação Científica, o II Encontro da Pós-graduação, Workshops sobre Empreendedorismo e Proteção Intelectual, diversas mesas-redondas e conferências, além de atividades de divulgação e promoção de ciência e saúde e atividades desportivas e culturais.

O evento contou com a participação de pesquisadores de renome mesmo fora do país, como o Dr.

Alvaro Sanches (Espanha), Dr.

Miguel Nicolelis, Dr.

Ivo Theis e Dr.

Pedro Pascutti, os dois últimos com larga experiência dentro dos comitês de avaliação da Capes.

Saiba mais sobre a SNCT 2016 no site oficial do evento.

* Com informações do site do evento