Site da Unifap ganha certificação de segurança

Navegar no site da Universidade Federal do Amapá (Unifap) se tornou mais seguro.

A instituição aderiu ao Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEdu), serviço de certificação digital da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Na prática, isso significa que as informações e dados que são inseridos no site ̶ uma senha ou um documento digitalizado, por exemplo ̶ estão protegidos e de difícil acesso a outras pessoas.

“A partir de agora, os dados inseridos no site da Unifap serão criptografados, o que faz com que trafeguem com mais segurança, sem risco de interceptação.

E, mesmo que eles sejam interceptados, seu conteúdo não será visualizado”, observa Jefferson Martins, diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Unifap.

Samir Patrice Silva, analista em tecnologia da informação do NTI, explica que criptografar dados significa que eles serão transformados em uma espécie de código por um algoritmo matemático e somente quem souber decifrar esse código terá acesso a ele.

“Os dados vão dentro de um ‘cadeado’ e só quem tem a ‘chave’ abre esse ‘cadeado’ e tem acesso ao conteúdo”, resume.

Além da proteção de dados que circulam no site, a certificação também garante a autenticidade do endereço eletrônico da universidade.

“Vamos dizer que alguém monta um site igual ao da Unifap, mas na realidade é uma página falsa para capturar dados.

Com a certificação, é só verificar se tem a imagem de um cadeado verde ao lado do endereço no navegador para saber se aquele site é realmente da instituição”, alerta Robson Aguiar, analista em tecnologia da informação do NTI.

As páginas do Departamento de Processos Seletivos e Concursos Públicos (Depsec), de periódicos da Unifap e de elaboração de questionários já estão certificadas pelo ICPedu.

Em breve, a página inicial do site, a de acesso ao Sigu, as dos SIGRH, SIPAC, SIGAA e do webmail da universidade também serão certificadas.

“A intenção é que todos os sistemas da instituição que sejam web e que usem navegador de internet sejam certificados”, ressalta Samir.

ICPEdu ̶ A Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEdu) é um serviço de gestão de identidade, oferecido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que provê infraestrutura pronta para a emissão de certificados digitais e chaves de segurança.

Esses documentos são aplicados em autenticação, assinatura digital e sigilo, dentro do ambiente das Instituições Federais e Educação Superior (Ifes), Unidades de Pesquisa (UPs) e demais instituições de ensino e pesquisa que se caracterizem como usuárias da RNP.

(Com informações do site da RNP)