Sistema de empréstimo de livros da biblioteca será substituído

O sistema em vigor para pesquisa e empréstimos de livros da biblioteca central da Universidade Federal do Amapá (Unifap) será modificado.

Em funcionamento há pelo menos 10 anos, tonou-se obsoleto e, segundo o analista do Núcleo de Tecnologia da Informação, Emanuel Rodrigues, não atende mais às necessidades de funcionários e acadêmicos da instituição.

Com as mudanças, os alunos poderão reservar títulos por meio da internet.

Isso será possível porque a nova plataforma será vinculada ao Sistema Integrado de Gestão Universitária (SIGU).

Antes as consultas de livros só poderiam ser feitas no balcão da biblioteca ou nos totens de autoatendimento espalhados pelos campi.

A implantação não será imediata.

O primeiro módulo do sistema será disponibilizado em caráter experimental no campus Binacional de Oiapoque na próxima semana.

Esse primeiro módulo será voltado exclusivamente para os funcionários que trabalham nos balcões de atendimentos.

Um analista do NTI vai acompanhar a implantação do primeiro e avaliar os possíveis problemas que possam vir a ocorrer.

“Nosso colaborador estará em Oiapoque para fazer o diagnóstico das duas primeiras semanas de funcionamento e oferecer treinamento aos funcionários da biblioteca”, informou Emanuel Rodrigues.

Após essa fase, inicia-se o trabalho de vinculação do sistema ao SIGU e disponibilidade aos acadêmicos.

Os analistas preveem que essa etapa seja posta em prática a partir da segunda quinzena deste mês nos campi da universidade.

Os profissionais de tecnologia da informação trabalharam na nova ferramenta durante 1 ano e 8 meses, aproximadamente.

“Não teremos mais um módulo isolado.

Agora teremos uma plataforma integrada ao SIGU.

Todos que tiverem login e senha terão acesso à consulta pela internet”, explicou Emanuel.