Servidor da Universidade é eleito presidente da Academia Amapaense de Letras

Na ocasião, o presidente Nilson Montoril de Araújo sugeriu que fosse feita a eleição, que se deu por aclamação unânime da chapa tendo como presidente o sociólogo e escritor Fernando Canto e como vice o professor Paulo Guerra.

O sociólogo, escritor e servidor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Fernando Canto, foi aclamado presidente da Academia Amapaense de Letras (AAL) no último dia 16 de novembro. O professor Paulo Guerra compõe a vice-presidência ao lado de Canto. Ambos são remanescentes do segundo grupo de membros empossados em 1988 (há 34 anos). A cerimônia de posse será no dia 1 de dezembro de 2022. Fernando Canto ocupa a cadeira de número 4 que tem como patrono o ex-deputado Coaracy Nunes.

Como escritor, o imortal da ALL publicou 16 livros de diversos gêneros literários. Também é autor e compositor com mais de 100 músicas gravadas por cantores e compositores locais e regionais. Fernando foi vencedor de inúmeros prêmios literários, de cunho local e regional, com o primeiro lugar no I Concurso de Contos das Universidades do Norte, em 1992, com o conto O Bálsamo. Atualmente desenvolve suas atividades profissionais na Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proeac/Unifap).

“Enquanto presidente da ALL, pretendo promover várias atividades literárias entre os acadêmicos e a comunidade leitora do Amapá para que a mesma valorize o trabalho dos acadêmicos”, afirmou o presidente. Seu vice-presidente, professor Paulo Guerra, foi Reitor da Unifap, deputado federal por duas legislaturas, secretário de Educação, suplente de senador e publicou vários livros.

Imortais da Academia Amapaense de Letras.

Fernando Canto

Natural de Óbidos-PA e radicado no Amapá desde ainda muito criança.  É sociólogo e começou na área cultural como músico e compositor aos 16 anos com participações em festivais de músicas. Hoje é doutor em Sociologia, mestre em desenvolvimento Regional, além de outras três especializações acadêmicas.  Casado, 68 anos, técnico da Unifap, tendo exercido diversos cargos, entre os quais o de diretor da Rádio, TV e Editora da Unifap, que montou e gerenciou por 6 anos.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada.