Seminário sobre desafios sociológicos no Amapá encerra doutorado interinstitucional UFC/Unifap

O hall do Centro Integrado de Pesquisa e Pós-graduação (Cipp) da Universidade Federal do Amapá (Unifap) recebeu ontem, 29, o seminário “O Amapá como Desafio Sociológico: Identidades, Práticas Urbanas e Conflitos Sociais em Movimento”, que marca o encerramento do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Sociologia, parceria entre a Unifap e a Universidade Federal do Ceará (UFC).

A turma de 2013 do Dinter UFC/Unifap formou 12 doutores.

A programação do evento segue até hoje, 30, no mesmo local.

A reitora da Unifap, Eliane Superti, participou da mesa de abertura.

Ela parabenizou os alunos do doutorado pela conclusão do curso e ressaltou que 40% dos docentes da Universidade possuem a titulação de doutor.

“(.

.

) qualificar esses profissionais para que tenham condições de participar da pesquisa com maior intensidade, na condição de doutor, é fundamental para que a gente avance na nossa pós-graduação, tenha uma pesquisa mais qualificada e consiga também acessar os editais nacionais e internacionais (.

.

) Além disso, ter esses professores formados trabalhando na Unifap e conhecendo a realidade do nosso estado significa criar potencialidades para que este desenvolvimento alce voos e encontre soluções para os problemas sociais, políticos e econômicos que a gente atravessa”, afirmou.

Para Cristian Paiva, coordenador pedagógico do Dinter pela UFC, a avaliação do trabalho desenvolvido no doutorado interinstitucional foi positiva.

“Do ponto de vista das instituições envolvidas, foi um ganho significativo.

Formamos 11 doutores, cujas pesquisas podem ser úteis para pensar diversas questões da sociedade amapaense.

Os mais variados temas foram estudados, como conflitos urbanos, intervenções artísticas, sofrimento psíquico de professores, enfim, um conjunto de textos que serão lançados em um livro e que oferecem uma reflexão multidiversa sobre a sociedade amapaense”, avalia.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unifap, Helena Simões, apontou que os doutorados interinstitucionais realizados nos últimos anos promovem a união de esforços conjuntos que culminam na aprovação de propostas de novos mestrados para a Universidade.

O prefeito de Macapá, Clécio Luis (Rede), participou da mesa de abertura e destacou a importância do trabalho do professor Alexandre Galindo, que realizou um estudo sobre a elaboração e execução do plano plurianual de Macapá (AP) no período de 2013 a 2016.

Representando os concluintes do Dinter UFC/Unifap, o professor Manoel Azevedo parabenizou todos os alunos da pós-graduação, descrevendo as dificuldades pelas quais passaram para que pudessem concluir o curso.

Logo após a mesa de abertura, foi realizada a mesa-redonda “O Dinter em Sociologia: experiências de aprendizagem coletiva e constituição de redes de pesquisa”.

A noite terminou com o lançamento do número especial da Revista de Ciências Sociais da UFC “O Amapá como desafio sociológico”, com 29 artigos científicos elaborados ao longo do doutorado.

A programação do seminário encerra hoje, 30, com relatos cruzados dos concluintes sobre as pesquisas realizadas.

Haverá ainda a exposição fotográfica “Deslocamentos” e o lançamento da Coleção “Gapuia – Sociologia em Pesquisas & Teses”, uma série da Editora Universitária com 11 volumes nascidos como produtos dos estudos de doutorado da turma de 2013.

Confira os 11 volumes apresentados no evento e seus autores: Vol.

1: Participação social no desenvolvimento de políticas públicas no estado do Amapá: um olhar sobre a elaboração e execução do plano plurianual de Macapá-AP no período de 2013 a 2016 (ISBN: 978-85-62359-79-8) Alexandre Gomes Galindo.

Vol.

2: Literatura das pedras: a Fortaleza de São José de Macapá como locus das identidades amapaenses (ISBN: 978-85-62359-80-4) Fernando Canto.

Vol.

3: Saber de parteira, ciência de médico? Incorporação de saberes médicos e resistência cultural na “capacitação” de parteiras tradicionais do Amapá (ISBN: 978-85-62359-81-1) Iraci de Carvalho Barroso.

Vol.

4: Histórias vividas e narradas: as identidades amapaenses no Jornal Amapá (1945-1968) (ISBN: 978-85-62359-82-8) Manoel Azevedo de Souza.

Vol.

5: Doença de feitiço: aspecto da cosmologia amazônica (ISBN: 978-85-62359-78-1) Maria da Conceição da Silva Cordeiro.

Vol.

6: Tempos de chorar e de sorrir no espaço da morada: um estudo socioantropológico de mulheres resistentes marcadas pela tragédia em Macapá-AP (ISBN: 978-85-62359-83-5) Roberta Scheibe.

Vol.

7: Ecos do silêncio: culturas e trajetórias de surdos em Macapá (ISBN: 978-85-62359-84-2) Ronaldo Manassés Rodrigues Campos.

Vol.

8: Travessias entre a sala de aula e o consultório: trajetórias docentes, narrativas e histórias de sofrimento e adoecimento psíquico de professores no Amapá (ISBN: 978-85-62359-85-9) Selma Gomes da Silva.

Vol.

9: Ações artísticas na cidade de Macapá: conexões de mundos, trajetória e experiência na Amazônia (ISBN: 978-85-62359-86-6) Silvia Marques.

Vol.

10: Um cais que abriga histórias de vida: sociabilidades conflituosas na gentrificação da cidade de Macapá (1943-1970) (ISBN: 978-85-62359-87-3) Verônica Xavier Luna.

Vol.

11: A gapuia de significados: modos de vida, espaços de convivência e processos de nomeação entre ribeirinhos da Amazônia amapaense ((ISBN: 978-85-62359-92-7) Rosileni Pelaes de Morais.