Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa nesta segunda, 17.

Com o tema “Integrando saberes e beneficiando a sociedade amapaense”, a edição 2016 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) inicia nesta segunda-feira, 17, e segue até 21 de outubro nos campi da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), em Macapá (AP).

A abertura do evento ocorre no dia 17 de outubro, às 18h30, no Teatro das Bacabeiras, com a conferência “Relacionando ensino, pesquisa, extensão e sustentabilidade”, proferida pelo prof. Dr. Lourival Marín Mendes, da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

Mais de 300 resultados de pesquisas científicas estão na programação da SNCT 2016, em diversas áreas do conhecimento.

Pela Universidade Federal do Amapá (Unifap), 130 artigos acadêmicos devem ser apresentados na Jornada Integrada de Iniciação Científica, que reúne a produção dos bolsistas de pesquisas desenvolvidas nas três Instituições Federais de Ensino Superior do estado (Unifap, Ueap e Instituto Federal do Amapá – Ifap) e do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa).

A Jornada ocorre nos dias 18 e 19 de outubro, no campus I da Ueap.

No dia 19 de outubro, a pesquisa na área do Direito é o foco da Jornada de Pós-graduação, na Sala 08 do campus I da Ueap.

As pesquisas desenvolvidas no Doutorado Interinstitucional em Direito, realizado pela Unifap em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), assim como a importância da realização da pós-graduação e seus reflexos, norteiam a programação.

Pesquisadores da Unifap participam ainda do Seminário Amapaense de Avaliação de pesquisas em saúde (PPSuS) e Novas Tecnologias em Energia Renovável, promovido nos dias 19 e 20 de outubro pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap).

Conferências e mesas-redondas O prof. Dr. Walter Teixeira Lima Júnior, do curso de Jornalismo, finaliza a programação de terça-feira (18) da SNCT 2016 com a conferência “Interdisciplinariedade e Inovação na Ciência Cognitiva”, às 19h, no Auditório Central do campus I da Ueap.

No mesmo local, às 19h do dia 20 de outubro, a conferência “Inovação em Pesquisa na Amazônia” será proferida pelo docente do curso de Farmácia, prof. Dr. José Carlos Tavares.

A mesa-redonda “Os programas de qualificação docente no cenário das universidades Ueap e Unifap” faz parte da programação da quarta-feira, 19.

Pela Unifap, participam o diretor do Departamento de Educação a Distância (Dead), André Leite, e o diretor do Parfor, prof. Ms. Antônio Barros.

Minicursos Ao todo, 15 cursos estão sendo ofertados na SNCT 2016.

Deste, quatro são realizações da Unifap: “Etnopolítica e lutas sociais na América Latina contemporânea”, ministrado nos dias 18 e 19 de outubro pelo prof. Ms. David Junior de Souza Silva;” Oficina Básica de Editor de Texto LaTex”, na manhã do dia 18 com o prof. Esp. João Socorro Pinheiro Ferreira.

No dia 20 de outubro começa a oficina “Na sombra do Baobá: literatura infanto-juvenil afro-brasileira”, com professora Ms. Elane Carneiro de Albuquerque, coordenadora de ensino do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros – Neab/Unifap.

No mesmo dia, às 14h, ocorre a “Oficina Aberta de Inovação: como validar minha ideia de negócio?”, ministrada pelo docente do curso de Administração, prof. Dr. Claudio Marcio Mendonça.

As inscrições para os cursos estão sendo realizadas no site da SNCT 2016 e no primeiro dia do evento.

Inovação A SNCT 2016 dedica um dia inteiro de sua programação para falar sobre inovação.

O Ciclo Integrado de Inovação e Tecnologia ocorre no dia 20 de outubro, no auditório central do campus I da Ueap.

Organizado pelo Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nitt) da Unifap, o evento começa com homenagens às pesquisas inovadoras do estado, seguida de mesa de conferências sobre o assunto.

À tarde, integra a programação do ciclo o curso “Oficina Aberta de Inovação: como validar minha ideia de negócio?”.

Com um caráter mais prático, os participantes da oficina passam por capacitação para apresentar projetos empreendedores na área de negócios, que devem ser validados por uma mesa formada por profissionais.

A oficina encerra às 17h.

Momentos culturais, mesas-redondas, conferências dirigidas e as mostras sobre extensão universitária, profissões e sobre diversidade realizada pelo Sesc-AP completam a SNCT 2016.

A programação na íntegra está disponível no site do evento.

A Semana A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004.

Ela é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

A SNCT tem o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país.

A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

O período oficial da 13ª SNCT vai de 17 a 23 de outubro de 2016.

Saiba mais aqui.

SERVIÇO Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2016 De 17 a 21 de outubro de 2016, nos campi da Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

Inscrições gratuitas no site do evento.

Informações: http://www.snct2016ueap.com/.