SBPC promove marcha virtual em defesa da Ciência no Brasil

SBPC promove marcha virtual em defesa da Ciência no Brasil

 

O ato ocorrerá nos canais da SBPC no Facebook e no YouTube

Hoje,  7 de maio,  a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), juntamente de suas Secretarias Regionais e Sociedades Científicas Afiliadas, dará início a Marcha Virtual pela Ciência no Brasil. O objetivo da manifestação online é chamar a atenção para a importância da ciência no enfrentamento da pandemia de COVID-19 e de suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas.

Confira a fala do presidente da SBPC, Ildeu Moreira

Sobre a Marcha

Todos os dias tem-se acompanhado nas mídias os esforços dos profissionais da saúde e dos cientistas brasileiros o enfrentamento contra o COVID-19. No entanto, de acordo com a SBPC, com os decorrentes cortes no orçamento da área da ciência e tecnologia, laboratórios sucateados, bolsas cortadas e redução de insumos assim com na educação e na saúde – os desafios para combater o vírus se tornam cada vez maiores. Assim sendo, a SBPC criou a Marcha Virtual pela Ciência no Brasil que ocorrerá pelo Facebook e canal no Youtube  da SBPC

Entre as atividades de manifestação, serão realizados seminários online, com os temas:

 – A importância do isolamento social, recomendado pela OMS, sociedades científicas e da área da saúde, cientistas, médicos e especialistas;

– A crise da ciência no Brasil e a redução drástica dos recursos para CT&I, em particular recursos que ajudem no enfrentamento da grave crise sanitária e econômica;

– O desmonte dos sistemas públicos de educação e saúde, em particular pela ação da Emenda Constitucional 95, e as ameaças antidemocráticas à liberdade de ensino e pesquisa;

– A necessidade de enfrentar a crise econômica com medidas emergenciais e de longo prazo, que apoiem, em particular, as camadas mais pobres e vulneráveis da população e reduzam a desigualdade social e econômica do país.

Fique ligado

Quer poder expressar sua opinião? Ao longo da semana que antecede a manifestação, a SBPC divulgará vídeos e depoimentos escritos de representantes das entidades científicas e acadêmicas, pesquisadores, estudantes, professores convocando para a Marcha. Todos podem participar desta etapa da campanha de produção de depoimentos curtos. Abaixo algumas sugestões de perguntas que os participantes podem responder:

  • Por que a ciência é importante para o enfrentamento da pandemia?
  • Por que o isolamento social é uma ação fundamental neste momento?
  • Que outras medidas devem ser adotadas?
  • Se a ciência brasileira tivesse um orçamento mais adequado, poderíamos estar melhor preparados para o enfrentamento da pandemia?
  • Como a sua pesquisa contribui para o conhecimento e enfrentamento do coronavírus?

ENVIE SEU VÍDEO – Podem ser enviados vídeos entre 30 segundos a um minuto ou fazer uma declaração por escrito com até 120 caracteres que devem ser enviados para o e-mail oficial da Marcha Virtual pela ciência: marchavirtual@sbpcnet.org.br.

Saiba mais em: http://www.jornaldaciencia.org.br/participe-da-marcha-virtual-pela-ciencia-no-brasil/  

Imagem capa: Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG)

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/ 

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP.
Fechar Menu