SBPC está com inscrições abertas para o 2° Prêmio ‘Carolina Bori Ciência & Mulher’

As candidatas para o concurso podem se inscrever até 31 de outubro.

A sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou no dia 1° de setembro o edital da segunda edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência e Mulher”. O objetivo é valorizar e dar visibilidade para as mulheres brasileiras cientistas que foram destaque e incentivar as meninas a se interessarem pelas carreiras científicas.

A premiação deste ano será para a categoria ‘Meninas na Ciência’, jovens e futuras cientistas do país, estudante do ensino médio e graduação; e  ‘Mulheres na Ciência’, dedicado a cientistas brasileiras destacadas de instituições nacionais que, tenham prestado relevantes contribuições à ciência, gestão científica e ações em prol da ciência e tecnologia nacional.

Cada categoria receberá uma premiação.

As premiações serão destinadas para as pesquisas de iniciação científica criativas, com boa aplicação do método científico  e potencial de contribuição com a ciência do futuro.

Das indicações

As indicações para a categoria “Meninas na Ciência” serão feitas via Pró-Reitorias de Pesquisa, Secretarias de Educação e organizadores de olimpíadas e feiras científicas de âmbito nacional e deverão ser devidamente justificadas, com informações como mini-biografia da candidata, currículo atualizado na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br) e uma carta de recomendação fundamentada em evidências que justifiquem o prêmio.

A candidata deverá encaminhar o projeto/atividade científica realizada, explicando o desenvolvimento, os objetivos atingidos e sua relevância.

Das inscrições

O período para envio das inscrições das candidatas ao concurso é de 1º de setembro a 31 de outubro de 2020. As indicações, com a devida documentação, deverão ser enviadas à SBPC, por meio eletrônico, ao e-mail premiocarolinabori@sbpcnet.org.br. O anúncio das premiadas será feito no dia 15 de janeiro de 2021.

Sobre o prêmio

O prêmio criado pela SBPC é uma homenagem a primeira cientista mulher Carolina Bori, que assumiu a presidência do órgão no período de 1986 até 1989. Sua trajetória na SBPC é marcada por lutas por políticas e desenvolvimento científico no período da ditadura e redemocratização. Promoveu em seu mandato a divulgação e popularização da ciência por meio de programas de rádio e conferências, para “diminuir a distância entre o conhecimento gerado na academia e o que chega à população”.

Dessa forma a SBPC em comemoração aos seus 70 ano criou esta premiação por acreditar que homenagear as cientistas brasileiras e incentivar as meninas a se interessarem por este universo.

Confira o edital do concurso

Colaboração de texto: Letícia Amorim (Estagiária de Jornalismo/UNIFAP).

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.