Retomada do calendário acadêmico 2020.1 ocorre no dia 12 de abril

A aprovação da Resolução n.5/2021/CONSU desencadeia um conjunto de ações a serem implementadas pelas Unidades Acadêmica e Administrativas, com o intuito garantir as condições necessárias à execução dos semestres letivos vindouros.

A Resolução n. 5/2021, que regulamenta a reativação do Ano Letivo de 2020, em caráter excepcional, e do Calendário 2020.1, 2020.2 e 2021.1 da UNIFAP, prevê a possibilidade de oferta de disciplinas a partir duas modalidades de ensino, o remoto e o híbrido. Cada curso, a partir de suas particularidades, das especificidades dos Componentes Curriculares, e das disposições estabelecidas no Regulamento de Reativação do Ano Letivo, irão definir a modalidade a ser aplicada para as disciplinas ofertadas.

A retomada do calendário acadêmico 2020.1 da UNIFAP ocorrerá partir do dia 12 de abril.

“A Resolução n. 5/2021 é fruto do debate e estudo no âmbito da Câmara Técnica de Ensino/CONSU, que anuiu que essas modalidades de ensino se apresentam como a solução, em caráter emergencial, para dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem da instituição durante a crise ocasionada pela pandemia do novo Coronavírus (Sars-CoV-2), e assim, minimizar as perdas à comunicação acadêmica, sobretudo, a formação discente”, explicou a pró-reitora de ensino de graduação, Elda Araújo.

A experiência da Universidade com ensino remoto acontece com a execução do Semestre Suplementar, 2020.3, onde a transmissão das aulas pode se dá de forma síncrona ou assíncrona, conforme previsto na Resolução n. 14/2020- CONSU. O professor e os alunos realizam as atividades nos mesmos horários em que as aulas da disciplina ocorreriam no modelo presencial.   A rotina de sala de aula continua alterando-se o ambiente, que agora é virtual e, que também, pode ser acessado de diferentes localidades. O ensino remoto também utiliza recursos didáticos tecnológicos, como os conteúdos assíncronos, para enriquecer as aulas.

O ensino híbrido, ou blended learning, é considerado uma forte opção para as atividades educativas. Mescla o ensino presencial com o virtual dentro e fora da Universidade e já se consolidou como uma das tendências mais importantes para a educação do século XXI. Nessa proposta de ensino não necessariamente as aulas ocorrem em tempo real, e são utilizados diversos recursos didáticos como, por exemplo, a criação de conteúdos assíncronos, que podem ser em formato de áudio, vídeo, texto entre outros.

“As atividades híbridas deverão acontecer de forma gradual e cautelosa, com redução de estudantes por turma, revezamento dos encontros presenciais e rodízio de horários.  Vale lembrar que, para execução do Ensino Híbrido, faz-se indispensável o cumprimento de todas as disposições constantes no Protocolo de Biossegurança da UNIFAP e da garantia da segurança sanitária pela Administração da UNIFAP”, informou a pró-reitora.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Cré