Repositório Institucional da Biblioteca da UNIFAP conquista acesso em 8 países

Após 38 dias do lançamento da plataforma, pesquisas ganharam visibilidade, principalmente, na América Latina.

O Repositório Institucional (RI) da Biblioteca Central da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), lançado no dia 17 de abril, disponibiliza a toda a comunidade mais de 500 produções científicas em formato digital. Na última segunda-feira, 25 de maio, a direção da Biblioteca apresentou dados sobre a visibilidade e resultados de buscas na plataforma do repositório. Após 38 dias do lançamento, muitas produções foram visualizadas e baixadas em diversos países.

As estatísticas de visualização foram divulgadas nas redes sociais da Biblioteca Central da UNIFAP, inicialmente com dados de dois cursos: Mestrado em Biodiversidade Tropical e Ciências Ambientais. A ação de divulgação continuará, com outros cursos e áreas da Universidade.

A dissertação com mais visualizações e downloads foi a “Descarte e destinação dos caroços de açaí em Macapá e Santana no Estado do Amapá”,  de Lidiane de Vilhena Amanajás Miranda, orientada por Silas Mochiutti e coorientada por Helenilza Ferreira Albuquerque Cunha.

O TCC mais consultado foi “A drenagem Urbana das águas pluviais e sua relação com o meio ambiente e a saúde pública no município de Santana”, de Dione Santana de Almeida e Isaias Tavares da Costa, orientado por Helenilza Ferreira Albuquerque Cunha.

Produções científicas

Segundo o diretor da Biblioteca Central, Mário de Lima Júnior, a divulgação de produções científicas é primordial para o fator de impacto (métrica que avalia e contabiliza as citações que uma pesquisa científica recebe).  “A partir do momento que o trabalho ganha visibilidade, ele pode ser citado em outras pesquisas e outros estudos e isso aumenta a visibilidade não só de pesquisadores, mas também da UNIFAP”, afirma o diretor da BCE.

O Repositório Institucional (RI) da UNIFAP é o primeiro do Estado do Amapá e foi implantado por bibliotecários dos Campi Mazagão, Oiapoque, Santana e Marco Zero. A plataforma tem como objetivo divulgar e armazenar produções científicas, acadêmicas, artísticas, técnicas e administrativas produzidas dentro da Universidade. Atualmente, o acervo conta com mais de 500 produções.

Como acessar

Para acessar ao RIUNIFAP, basta abrir o endereço:  http://repositorio.unifap.br/.  Na plataforma é possível localizar produções por autor (a), orientador (a), título, assunto. O usuário também pode pesquisar por cada Campi, além de teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso (TCC), defendidos fora da UNIFAP. O RI possui as versões português e inglês.

Tome nota

As atividades presenciais acadêmicas e administrativas nos Campi da UNIFAP continuam suspensas, por tempo indeterminado, conforme Resolução nº 07/2020-CONSU de 30 de março de 2020, durante a pandemia da COVID-19. Aproveite esse período para acessar o Repositório Institucional (RI) da Biblioteca Central, conhecer as produções da Universidade e continuar os estudos. #Compartilhe.

Colaboração de Texto: Fernanda Miranda (Estagiária de Jornalismo/UNIFAP) – Escritório Modelo “UNIFAP Notícias” 2020.

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/ | Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.