Reitores da região norte cobram políticas específicas para pesquisas na Amazônia

O Fórum de Reitores das Instituições Federais de Ensino Superior da Região Norte esteve ontem, 15, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília.

A reitora da Universidade Federal do Amapá, Eliane Superti, integrou a comitiva que entregou uma carta propositiva ao Ministério da Educação.

No documento, os dirigentes das universidades pedem que sejam pensadas estratégias diferenciadas para pesquisa na Amazônia.

A reinvindicação parte do princípio que a Amazônia tem especificidades que precisam ser tratadas de maneira diferenciada.

Como exemplo, a reitora Superti lembrou que as despesas são mais elevadas para se deslocar dentro da região amazônica.

E nas regiões região sul, sudeste e centro-oeste os valores não são tão onerosos.

Outro ponto abordado foi a infraestrutura para pesquisa e fixação de doutores na região.

“A estrutura para pesquisa não está consolidada na maioria dos estados amazônicos e, portanto, os recursos precisam ser destinados para esse fim”, afirmou a reitora.

Melhor infraestrutura poderia colaborar para a atração de professores pesquisadores.

“Já sabemos que as universidades têm capacidade de atração.

Porém, mais do que atrair, é preciso fixá-los.

Para isso é preciso garantir mecanismos para tornar viável a realização das pesquisas desses doutores, inclusive a formação de cursos de pós-graduação para que eles, de fato, continuem nas instituições”, ponderou Superti.

Melhorar e avançar nas áreas do conhecimento nas universidades também foi debatido.

A reitora concorda que dificilmente as universidades do norte serão especializadas em todas as áreas do conhecimento, mas há um potencial vinculado à sociobiodiversidade que precisa ser explorado e ser um diferencial das universidades do norte do país.

“Para isso”, afirma a reitora Superti, “pedimos que tenhamos políticas públicas que tratem a Amazônia dentro das especificidades inerentes a ela”.

A Capes sinalizou positivamente aos anseios dos reitores e criou um comitê formado pela reitora Eliane Superti, a presidente do Fórum e reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Isabel Auler ,e pró-reitores de pesquisa e pós-graduação das universidades.

Esse comitê vai tratar junto ao presidente da Capes, Abilio Baeta Neves, e seus diretores, do planejamento dessas políticas específicas para o norte do país.