Reitora recebe secretário da PMM e avalia propostas de parceria

A reitora Eliane Superti recebeu na manhã da última terça-feira, 7, o secretário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) da PMM (Prefeitura Municipal de Macapá), Lucas Abrahão.

Na reunião, o secretário apresentou à equipe administrativa da Universidade algumas propostas embrionárias para possíveis projetos futuros que poderão ser desenvolvidos em parceria.

No total, seis propostas foram apresentadas: criação de software, história do comércio no Amapá, selo de empreendedor sustentável, energia solar para empreendimentos populares em Macapá, doação de projetos para moveleiros locais e economia solidária.

A reitora Superti afirmou que é importante para a Unifap estabelecer, de fato, a aproximação com os entes públicos.

“A Instituição está aberta para isso.

Nós acreditamos que a Universidade é uma agência de desenvolvimento e não o faremos de forma isolada.

Para isso, devemos nos aproximar das prefeituras e do governo do estado”, disse.

A reunião com a Semdec foi inicial, sendo necessários outros encontros com os setores da Universidade que possuem aderência com os temas propostos pelo secretário.

Nessa linha, o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nitt) desenvolve ações planejadas para que cursos de fundamental importância para a Instituição, como Ciência da Computação, Administração, as Engenharias e outras áreas com conhecimento estruturado possam contribuir para o desenvolvimento regional no Amapá e em seus municípios.

“O trabalho de reuniões envolvendo diferentes segmentos, que vão desde a reitoria até as coordenações de curso de graduação, passando pelos departamentos e pró-reitorias, entre outros, está apenas começando e toda a comunidade será mobilizada pelo bem da inovação do estado e, claro, para compartilhar seus conhecimentos fundamentais.

Precisaremos da ajuda de todos para contribuir para o bem da ciência e tecnologia.

“, afirmou o diretor do Nitt, professor Daniel Chaves.