Rede Tucuju será o nome da Rede de Bibliotecas da Unifap

Ao todo, 328 membros da comunidade acadêmica participaram da votação; “Rede Tucuju” obteve 39,9% dos votos.

“Rede Tucuju” foi o nome mais votado pela comunidade acadêmica da Universidade Federal do Amapá (Unifap) para a Rede de Bibliotecas da Unifap. A votação ocorreu de 2 a 12 de maio de 2023, via formulário on-line, e contou com a participação de 215 acadêmicos de graduação, 17 discentes de pós-graduação, 76 técnicos administrativos e 20 docentes.

CONFIRA O RESULTADO DA CONSULTA PÚBLICA

As outras opções de nome eram “Rede Angelim”, que obteve 127 votos (38,7%), e “Rede Aristé”, que ficou em terceiro lugar, com 70 votos (21,3%). Segundo Raildo Machado, presidente da Comissão de Trabalho de Implantação do Sistema Integrado de Bibliotecas da Unifap, os três nomes sugeridos foram escolhidos por representarem o estado do Amapá e ter relação com as características dos objetivos e serviços de uma rede de bibliotecas.

Raildo comentou que a escolha do nome “Rede Tucuju” não surpreendeu. “Apesar de Angelim e Aristé serem bons nomes e representarem bem o estado do Amapá, acredito que Tucuju é um nome que os amapaenses se identificam mais”, avaliou.

Participaram da votação membros da comunidade acadêmica dos quatro campi e polos da Unifap. A maioria dos participantes da consulta pública foi do campus Marco Zero do Equador, na capital amapaense, com 278 votantes. Em segundo lugar ficou o campus de Santana, com 23 votantes, seguido de Mazagão (20 participantes) e Binacional do Oiapoque, com três votantes. Quatro participantes da votação pertencem aos polos da Unifap.

Confira o significado do nome escolhido:

• Rede Tucuju

Definição: O Povo Tucuju foi um dos primeiros povos indígenas do Estado do Amapá, habitavam onde hoje é localizado o município de Oiapoque. Apesar de atualmente extintos, os Tucujus são importantes para entender a história do Amapá na fase pré-pinzônica. A Rede Tucuju pretende coletar, representar, armazenar e preservar informações para o conhecimento como também compartilhá-lo entre a comunidade acadêmica.

Rede de Bibliotecas da Unifap

O Sistema Integrado de Bibliotecas da Unifap, denominado de Rede de Bibliotecas, está em processo de aprovação pelo Conselho Superior da Unifap e integrará as bibliotecas dos campi da Unifap. Serviços como aquisição de livros impressos, assinaturas de plataformas de livros digitais, programas de capacitação de usuários, entre outros, serão feitos de forma conjunta.

“A partir dos dados coletados, a Comissão de Implantação do Sistema de Bibliotecas da Unifap continuará as atividades para encaminhar o processo de criação da Rede Tucuju de Bibliotecas da Unifap, assim como a institucionalização de todos os serviços desenvolvidos e prestados pelas quatro bibliotecas em atividades na Universidade”, explica Raildo Machado.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP: