Rede Amazônia promove videoconferência com lançamento de site

A videoconferência objetiva nivelar conhecimentos sobre regularização fundiária no país

O ‘Programa Morar, Conviver e Preservar a Amazônia’ conhecido como Rede Amazônia, lança seu site  www.projetoredeamazonia.com.br, hoje, 11 de setembro, ás 16h, horário de Brasília. A página traz conteúdos sobre conhecimentos relacionados às boas práticas de regularização e combate aos conflitos socioambientais, a partir das discussões feitas pelas nove coordenações dos Grupos de Trabalho Estaduais na Amazônia Legal.

O lançamento do portal ocorrerá durante  5º videoconferência, com discussão de temas sobre a regularização fundiária e contará com a presença de docentes de várias universidades da Amazônia, incluindo a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), representada pela Coordenação do Grupo de Trabalho Estadual da Rede Amazônia no Amapá (GTE-RA), coordenada pela docente do curso de Arquitetura e Urbanismo, Profa. Me. Danielle Guimarães.

A videoconferência e o lançamento do site são passos importantes da rede de ensino, pesquisa e extensão que trabalhará, até 2021, com a inovação, capacitação e assistência técnica em regularização fundiária urbana, prevenção de conflitos de naturezas socioambiental, habitacional e sanitária nos nove estados onde a rede atua. O site funcionará como uma ferramenta de intercâmbio de informações e conhecimento sobre regularização fundiária entre os 9 estados da amazônia legal, conectando instituições federais, gestores públicos de 52 prefeituras municipais e segmentos privados.

Fonte: Reprodução/internet.

A partir destas mudanças o programa atingirá cerca de 500 mil famílias nas comunidades beneficiadas pelo programa que integra demandas estabelecidas junto ao Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) e à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Pará (Sectet) em consonância com a Comissão de Regularização Fundiária da Universidade Federal do Pará (CRF-UFPA). O site foi desenvolvido por Clara Fonseca, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPA, e por Igor Leão dos Santos, do curso de Engenharia Civil da instituição federal do ensino paraense.

O programa

O Programa Rede Amazônia é uma rede de ensino, pesquisa e extensão que trabalhará até o ano de 2021 com a inovação, capacitação e assistência técnica em regularização fundiária urbana, prevenção de conflitos de naturezas socioambiental, habitacional e sanitária nos nove estados da Amazônia Legal, que inclui o Amapá.

O projeto está sendo desenvolvido em 52 cidades amazônicas, onde residem 530.231 mil pessoas e mais de 152.852 mil moradias. Inicialmente foram pré-selecionadas 17 áreas, a serem definidas por cada coordenação estadual. No Amapá, o município pré-selecionado foi Ferreira Gomes. A meta da Rede Amazônia é cadastrar 17 mil imóveis e formatar 17 plantas de parcelamento do solo aprovadas e protocoladas em cartório para fins de registros cartoriais e superação os conflitos socioambientais amazônicos.

Colaboração de texto: Vinícius Trindade e Mayra Carvalho (Estagiários de Jornalismo/UNIFAP)

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/com informações da Rede Amazônia