Principal > Reitora recebe ministro da educação e senadores em visita às obras do HU - 21/12/2017 - 1536278 - KLEBER SOARES DA SILVA

Reitora recebe ministro da educação e senadores em visita às obras do HU

A reitora Eliane Superti recebeu na manhã de hoje, 21, o ministro da educação, José Mendonça Filho, nas obras do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Amapá (Unifap).  O ministro garantiu que o financeiro, da ordem de 45 milhões, será liberado para dar continuidade à empreitada.  Atualmente o HU está com 30% das obras concluídas. As lajes estão prontas e o próximo passo é o início dos trabalhos internos.

O cronograma segue com seis meses de adiantamento em relação ao previsto. Se os prazos forem mantidos, o Hospital Universitário será entregue à comunidade amapaense no primeiro semestre de 2019. A reitora enfatizou que com o HU atenderá atividades de ensino pesquisa e extensão não apenas nos cursos diretamente ligados a saúde, mas também àqueles que possuem vertentes dentro da administração hospitalar.

Em seu discurso, além de garantir a liberação de recursos, o ministro Mendonça Filho percebeu a importância do hospital para o Amapá. “Qualquer um com o mínimo de sensibilidade percebe a grandeza dessa obra e os dividendos no atendimento em saúde que trará ao povo do Amapá”, destacou.  Os senadores presentes, Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues reafirmaram o compromisso da bancada federal do Amapá em Brasília para fornecer recursos para a conclusão da obra bem como os equipamentos necessários para seu funcionamento.

O Hospital Universitário demanda em ao todo em torno de R$ 200 milhões para sua conclusão. A previsão do Ministério da Saúde é que o mesmo montante seja gasto para equipar o hospital.

HU

O Hospital Universitário será um hospital de média e alta complexidades e terá  40 mil metros quadrados dentro do campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP). O HU contará com 300 leitos, sendo 60 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 240 para internação; triagem especializada, com serviço de atendimento de urgência e emergência; Unidade de Apoio Diagnóstico e Terapia, que oferecerá serviços de diagnóstico por imagem (radiologia, hemodinâmica, tomografia, ultrassonografia, ressonância magnética, endoscopia e exames oftalmológicos), Métodos Gráficos (eletrocardiograma, eletroencefalograma, urodinâmica, entre outros), Patologia Clínica e Anatomia Patológica; centro cirúrgico com dez salas de cirurgia; unidade de apoio técnico com nutrição, farmácia e central de material esterilizado; unidade de ensino e pesquisa; unidade de apoio logístico; centro obstétrico; atendimento em fisioterapia e reabilitação; e um heliporto.

A estimativa é de que, diariamente, sejam realizados até 1.920 consultas, 719 exames de patologia clínica e 35 ultrassons. Em relação à internação, o HU comportará até 1.180 internações mensais. Além do atendimento e assistência à saúde para a população local, o HU será um espaço de aprendizado e de desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão para vários cursos da Unifap.

  • f1
  • f2
  • f4
  • f5
  • f6
  • f7
  • f4