Principal > Seminário Internacional reúne pesquisadores que irão debater integração do Brasil com Guiana Francesa e Suriname - 31/10/2017 - 1536278 - KLEBER SOARES DA SILVA

Seminário Internacional reúne pesquisadores que irão debater integração do Brasil com Guiana Francesa e Suriname

O Programa de Pós-graduação em Estudos de Fronteira promove, nos dias 8 e 9, o seu I Seminário Internacional. Os interessados em participar podem efetuar o credenciamento a partir de hoje, 30, na coordenação do curso de relações internacionais, no bloco das coordenações, das 09h às 12h e das 14h às 18h. A abertura vai ocorrer às 17h do dia 8 de novembro, no auditório do Sebrae em Macapá. A palestra de abertura terá como tema a integração na região da Guiana como ferramenta de desenvolvimento, ministrada pelo professor Raymond Mark Kirton, da University of The West Indies.

O Estado do Amapá se encontra na região de tríplice fronteira com a França (Guiana Francesa) e Suriname na Amazônia Transnacional. Uma localização que conecta o Brasil ao Caribe, região ainda pouco explorada pelo Brasil de forma geral. No Estado muitos profissionais lidam diretamente com temas fronteiriços. Entretanto, segundo o organizador do evento, professor Paulo Gustavo Pellegrino, até a criação do Programa de Pós Graduação em Estudos de Fronteiras (PPGEF), em 2017, poucos espaços existiam para discussões acadêmicas sistemáticas voltadas aos estudos de fronteira no Amapá e na região das Guianas de forma geral.

“A realização de um evento com participantes dos territórios que compõem a região possibilitará a criação de uma rede de estudos que reverberará nos centros acadêmicos regionais e poderá criar uma abordagem multidimensional internacionalizada nas questões que envolvem as Guianas e os estudos de fronteira, objeto do evento proposto”, afirma o professor Pellegrino. Para ele, o desenvolvimento de produtos acadêmicos será potencializado a partir da sinergia de eventos desta natureza, proposto com a participação de profissionais que trabalham nos estudos de fronteira.

Os interessados podem acessar o site www.siefg.blogspot.com.br para mais detalhes sobre as palestras, painéis, minicursos e debates durante o evento.

Histórico de Eventos Anteriores

Uma vez que o Programa de Pós Graduação em Estudos de Fronteiras tem o início das suas atividades em 2017, não existe nenhum histórico de eventos diretamente ligado ao PPGEF. Entretanto, esse Programa foi fruto de esforços coletivos anteriores que estiveram materializados, entre outros elementos, em dois eventos.

O primeiro evento que possibilitou a aproximação de pesquisadores da região foi o “Seminário do Observatório das Fronteiras do Platô das Guianas” em 2013. Organizados basicamente por pesquisadores que compõem esta proposta de Evento e pelo próprio PPGEF.  Na ocasião não foi possível ter representantes de todas as Guianas presentes, porém foi grande e profícua a aproximação com a Guiana Francesa.

O segundo evento foi o Encontro Regional da Associação de  Estudos de Defesa (ABED) em 2016 na UNIFAP e também foi organizado por pesquisadores que atualmente compõem o corpo docente do PPGEF. Na ocasião reunimos acadêmicos e profissionais que trabalham as fronteiras.

Texto: Divulgação