Principal > Nitt recebe pedidos de patente e de softwares para registro no INPI até esta terça (10) - 10/09/2017 - 1126189 - CLEIDE DO SOCORRO MORAES DE AZEVEDO

Nitt recebe pedidos de patente e de softwares para registro no INPI até esta terça (10)

Encerram amanhã, 10, as inscrições para os dois editais de chamada pública internos do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nitt), da Universidade Federal do Amapá (Unifap), para seleção de invenções tecnológicas com potenciais de patenteamento e registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Esta chamada é uma etapa preliminar que visa mapear essas tecnologias para posterior pedido de patente, sob a responsabilidade do Nitt/Unifap.
Os interessados em concorrer devem preencher os documentos solicitados nas respectivas chamadas e entregá-los, impressos e assinados, em duas vias de igual conteúdo na Secretaria do Núcleo, entre os dias 14 de setembro a 10 de outubro, no horário de 08h30 às 11h30 e 12h30 às 17h30.
Serão selecionadas três invenções no EDITAL 002/2017 e cinco propostas para seleção de programas de computador no EDITAL 003/2017.  O Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica da Unifap funciona como uma espécie de escritório de Inovação da Universidade, onde os discentes e docentes que fazem pesquisas com novidade ou inovação no âmbito da instituição podem procura-lo para registrar os produtos ou processos derivados dos estudos.  
O procedimento garante a segurança da propriedade intelectual dos seus autores sobre o produto. Seis pedidos de patentes foram feitos pela Universidade ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) desde 2016, ano em que o movimento de registro destes produtos e processos gerou registros depositados pela instituição.                     
Critérios como o grau de inovação, potencial de mercado, e engajamento são alguns que serão analisados nas propostas enviadas. Informações mais detalhadas sobre os processos de chamada pública estão disponíveis em http://www.unifap.br/public/index/view/id/9145 e  http://www.unifap.br/public/index/view/id/9144.
Texto: Divulgação