Principal > Processo seletivo para Mestrado em Educação recebe inscrições a partir de 1º de outubro - 09/08/2017 - 1126189 - CLEIDE DO SOCORRO MORAES DE AZEVEDO

Processo seletivo para Mestrado em Educação recebe inscrições a partir de 1º de outubro

Foi publicado hoje, 8, o edital de seleção de alunos para a turma 2018 do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) - Mestrado, da Universidade Federal do Amapá (Unifap). As inscrições, gratuitas, serão realizadas no período de 1º a 10 de outubro e exclusivamente via internet no site do Departamento de Processos Seletivos e Concursos (Depsec) da Unifap. Ao todo, serão ofertadas 26 vagas, sendo sete reservadas para negros e indígenas, uma vaga reservada para pessoas trans, transexuais ou travestis, uma para pessoas com deficiência e quatro para servidores efetivos da Universidade.

Podem se candidatar a uma vaga no mestrado pessoas que tenham concluído curso de graduação (Licenciatura ou Bacharelado). Para inscrever-se, o(a) candidato(a) deverá preencher o Formulário de Inscrição on-line e anexar, em formato PDF, o pré-projeto de pesquisa (Anexo B do edital) e cópia do diploma ou documento equivalente que comprove a conclusão de curso de graduação até a data da inscrição. No caso de vagas reservadas o(a) candidato(a) deverá anexar também documentos descritos no edital.

A seleção terá quatro etapas: prova escrita, a ser realizada no dia 24 de outubro de 2017; avaliação do pré-projeto de pesquisa; entrevista, que ocorrerão no período de 11 a 15 de dezembro de 2017; e prova de títulos. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 22 de dezembro e o edital de matrícula está previsto para ser publicado até 10 de janeiro de 2018.

Confira no site da Unifap a íntegra do edital e seus anexos.

PPGEd

O Mestrado em Educação (PPPGEd - Mestrado) tem como objetivo proporcionar formação inicial de pesquisadores, atribuindo-lhes o título de Mestre em Educação, capazes de atuar no magistério e em pesquisas cujo foco central seja a educação, buscando pautar sua praxis na valorização da educação pública, gratuita, laica, democrática e inclusiva; desenvolver estudos e pesquisas educacionais em seus aspectos políticos, sociais, históricos e culturais, com base na compreensão das diferentes formas de articulação entre Estado e sociedade; proporcionar fundamentação teórico-investigativa para compreensão e intervenção na realidade educacional, na perspectiva de uma educação crítica e emancipadora; e promover formação científica, com produção e disseminação de conhecimentos, bem como saberes teórico-práticos, que auxiliem na efetivação de ações educativas críticas.   

O PPGEd possui uma área de concentração  designada “Educação, Políticas e Culturas”, distribuída em duas linhas de pesquisa: “Educação, Culturas e Diversidades” e “Políticas Educacionais”. O quadro docente é formado por 16 professores, doutores em Educação, com experiência acumulada em pesquisa e pós-graduação.

Serviço

Processo Seletivo do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) - Mestrado

Inscrições gratuitas de 1º a 10 de outubro, exclusivamente no site www.unifap.br/depsec. Serão ofertadas 26 vagas, sendo sete reservadas para negros e indígenas, uma vaga para pessoas trans, transexuais ou travestis, uma reservada para pessoas com deficiência e quatro para servidores efetivos da Universidade. Edital de seleção no site da Unifap.   Informações: www2.unifap.br/ppged e 3312 1741.

 

*Com informações da coordenação do PPGEd