Principal > 5º Workshop publica o 1º Atlas Linguístico do Amapá - ALAP - 28/07/2017 - 1536278

5º Workshop publica o 1º Atlas Linguístico do Amapá - ALAP

   O Grupo de Pesquisa ALAP em parceria com o curso de Letras da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) realiza nos dias 03 e 04 de agosto, o 5º Workshop do Projeto atlas linguístico do Amapá. O evento ocorrerá no auditório do DEPLA (bloco de Letras, Arte, Jornalismo e Teatro), localizado no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP). O V Workshop visa discutir questões pertinentes às áreas da dialetologia, geografia linguística e da sociolinguística variacionista, sobretudo no cenário amapaense, por meio de conferências, mini-cursos e relatos de experiência.

   O ponto alto do evento será o lançamento do atlas linguístico do Amapá, obra pioneira no estado, resultado de pesquisa realizada em um período de sete anos. O Projeto ALAP é coordenado pela profa. Celeste Ribeiro (UNIFAP) e o atlas foi organizado em parceria com os professores Abdelhak Razky (UFPA/UNB) e Romário Duarte Sanches (UFPA/UEPA). Esta obra é parte do macroprojeto de pesquisa GeoLinTerm (PPGL/UFPA), sob coordenação geral do Prof. Abdelhak Razky e volta-se para a análise e a documentação do português brasileiro na Região Norte, tendo como temática central a geolinguística e a dialetologia, além de apresentar aspectos da sociolinguística variacionista.

   O atlas objetiva evidenciar o perfil linguístico do falar amapaense no que se refere aos aspectos fonéticos e lexicais, busca também fomentar as pesquisas linguísticas nas áreas dialetológicas e variacionistas na região do estado do Amapá.  Até a publicação da obra, foram realizados estudos teóricos, inquéritos experimentais, aplicação de questionários em 10 municípios representativos do estado do Amapá, transcrição dos dados, revisão das transcrições, confecção de cartas linguísticas, organização da parte teórica e metodológica do atlas, revisão das cartas linguísticas, reorganização das cartas, leitura final e envio do material para editora.

   O Atlas Linguístico do Amapá é de autoria da professora Celeste Maria da Rocha Ribeiro (UNIFAP), do professor Abdelhak Razky (UFPA/UNB) e do professor Romário Duarte Sanches (UFPA/UEPA). Além desses professores, participaram ainda como inquiridores e apoio, os professores: Doraci Guedes (Centro Danielle Mitterrand/AP), Olaci Carvalho (UNIFAP) e Aldenice Couto (UNIFAP); os acadêmicos de Letras/UNIFAP, à época de desenvolvimento do projeto, e atualmente professores nas redes municipal e estadual do Amapá: Elicelma Sena, Jefter Gonçalves, Francisco Tiago Meirelles, Monique Jacques, Hanna Line Silva de Lima, Natália Almeida, Maria Cristina Amaral, Sarah Cristina Gibson, Veg Andrade e Angleson de Souza Lima,. Colaboradores (UFPA): Carlene Salvador; Amanda Carvalho e Diego Coimbra.

   O lançamento oficial do atlas, com sessão de autógrafos, ocorrerá no dia 4 de agosto, às 9h, no auditório do DEPLA, por ocasião do V Workshop do Projeto ALAP. O atlas já está disponível para compra, em versão impressa, nos principais sites de leitura do Brasil: Labrador, Livraria Saraiva, Livraria Cultura, Livraria Martins Fontes, Livraria Paulista, Lojas Americanas, Submarino e Amazon. O livro digital pode ser encontrado nas Livrarias Saraiva, Cultura, ibooks, Google e Kobo.

   As inscrições para o evento estão sendo realizadas no ambiente extensão, via SIGAA (http://sigaa.unifap.br). Informações pelo email projetoalap@gmail.com; ou (96) 981284120 (WhatsApp); (91) 989218867. Os participantes receberão certificado com carga horária de 20 horas.

  • capa
  • f2