Principal > Editais de auxílio a pesquisadores e extensão universitária são publicados - 07/04/2017 - 1536278 - KLEBER SOARES DA SILVA

Editais de auxílio a pesquisadores e extensão universitária são publicados

A Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proeac) e a  Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação publicara na tarde de ontem, 3, dois editais de auxílios: o Programa de Auxílio ao Pesquisador (PAPESQ) e o Auxílio Financeiro à Extensão Universitária  (PAEX). Os editais de financiamento foram mantidos como foi determinado pela reitora, professora Eliane Superti, na oportunidade da assembleia realizada em maio com a comunidade acadêmica para apresentar os cortes no orçamento de 2017.

Para a reitora, mesmo com escassos recursos, os editais de financiamento do ensino, pesquisa e extensão universitária foram mantidos como forma de resistir ao que Superti classificou como “tentativa por parte do Governo Federal de sucateamento do ensino superior público gratuito”.  Somados, os editais irão disponibilizar o montante de R$ 740 mil que poderão contemplar até 91 projetos de pesquisas e extensão.

Os editais publicados recentemente serão as únicas fontes de captação de recursos para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. A administração alerta que, em virtude dos cortes orçamentários este ano, qualquer outro tipo de financiamento está fora de cogitação. Por isso, a reitora considera primordial a ampla concorrência docente para captação do recurso ofertado hoje.

Há oferta de concorrência nos dois editais publicados para todos os campi da Universidade. Informações sobre participação e critérios podem ser obtidos em http://www2.unifap.br/dex/files/2017/07/Edital-PAEX.pdf e http://www.unifap.br/public/index/view/id/8941