Principal > PROJETO DE EXTENSÃO AÇÕES ITINERANTES DE SAÚDE: Atenção à saúde da população rural no estado do Amapá - 05/02/2019 - 1126668 - NARA MARIA BRAGA DA SILVA

PROJETO DE EXTENSÃO AÇÕES ITINERANTES DE SAÚDE: Atenção à saúde da população rural no estado do Amapá

O projeto “Ações Itinerantes de Saúde: atenção à saúde da população rural no estado do Amapá”, é coordenado pela Profª. Rosana Oliveira do Nascimento e tem como objetivo promover ações de saúde direcionada à população rural no estado do Amapá, com o intuito de prevenir os agravos e proporcionar qualidade de vida nos municípios visitados. Além disso, vislumbra garantir o acesso aos serviços de saúde. 
Os docentes e discentes de estágio supervisionado do curso de Bacharelado de Enfermagem da Universidade Federal do Amapá (Unifap) deslocam-se a cada quinze dias para os diversos municípios e distritos de Macapá a fim de assistir as comunidades oferecendo serviços de saúde tais como: coleta de exame de prevenção do câncer de colo uterino (PCCU), exame de glicemia, exames laboratoriais, teste rápido, vacinação, consulta de enfermagem, educação em saúde, medidas antropométricas. Ressalta-se que essa extensão conta com o serviço voluntário da odontóloga Roseana de Barros Freitas e a parceria do município que disponibiliza um profissional médico para a realização de consultas.
O projeto atuará no período de março a dezembro de 2019 em diversas comunidades rurais dos municípios de Macapá e Mazagão nos Distrito de Maruanum, Piquiazal, Santa Luzia, Tracajatuba, Abacate da Pedreira e Tessalônica na qual convive com diversidades de riscos e vulnerabilidade social. Para atingir os objetivos propostos, a metodologia que norteará este projeto será baseada nas metodologias ativas, as quais incentivam a participação dos sujeitos na construção do seu próprio conhecimento.

Mais informações: Profa Rosana Oliveira do Nascimento (Curso de Enfermagem Unifap)