Principal > PS Unifap: Bonificação regional para estudantes amapaenses é tema de reunião - 03/01/2019 - 1126668 - NARA MARIA BRAGA DA SILVA

PS Unifap: Bonificação regional para estudantes amapaenses é tema de reunião

A adoção de um percentual de bonificação regional na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no Processo Seletivo da Universidade Federal do Amapá (PS Unifap), para candidatos que concluíram o ensino médio nas escolas do estado foi o assunto tratado pelo reitor da Instituição, Júlio Sá, em reunião ocorrida na manhã da última quarta-feira, 27. Professores, cursinhos, pais de alunos, diretores de escolas públicas e privadas e representantes da Secretaria de Estado da Educação do Amapá (Seed) foram recebidos também pela vice-reitora, Simone Delphim, e pela pró-reitora de Ensino de Graduação, Elda Araújo, no prédio da Reitoria, localizado no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

Os participantes da reunião solicitaram que a bonificação dada aos estudantes de escolas amapaenses seja de 40% em cima da nota final do Enem. Isso significa que, por exemplo, se um candidato a uma vaga de graduação ofertada pelo PS Unifap tiver estudado em uma escola do estado e tirou 600 pontos na nota final do Enem, seria acrescido 40% do valor da nota, então, no resultado final do processo seletivo da Universidade, esse candidato concorreria à vaga com uma nota total de 840 pontos.

O reitor da Unifap explicou aos participantes do encontro que a proposta de bonificação regional de 40% será submetida ao Conselho Superior (Consu), para apreciação dos conselheiros. Júlio Sá, entretanto, enfatizou a necessidade de garantir uma política de oportunidade de acesso ao ensino superior para alunos da região onde a Universidade está inserida, em face dos desníveis regionais que existem no contexto educacional brasileiro, e que regiões e municípios circunvizinhos ao Amapá (Afuá, Breve, Chaves, Monte Dourado, Almeirim, entre outros) também deverão entrar na bonificação regional.

A bonificação regional também foi solicitada pelos deputados federais Acácio Favacho (PROS/AP) e Camilo Capiberibe (PSB-AP), por meio de ofícios encaminhados ao reitor.

Desde 2013, a Unifap adota no processo seletivo o sistema de cotas estabelecido na Lei nº 12.711/12, que reservou vagas nas instituições federais de ensino superior para candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas.

ASCOM/UNIFAP
Assessoria de Comunicação 
Nara CHAMBLAY
assessoria@unifap.br

Texto: Jacqueline Araújo / Ascom Unifap



  • bonficiação
  • bonficiação
  • bonficiação