Principal > Professoras da UNIFAP realizaram missão científica na Irlanda - 22/12/2018 - 1126668 - NARA MARIA BRAGA DA SILVA

Professoras da UNIFAP realizaram missão científica na Irlanda


No mês de novembro, professoras do curso de Farmácia/Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde (DCBS) e Programa de pós-graduação em ciências Farmacêuticas (PPGCF), Clarissa Lima e Elza Müller, realizaram missão científica na universidade da Irlanda, Trinity College Dublin (TCD) e Trinity Biomedical Sciences Institute, consolidado a colaboração científica com os pesquisadores, Dr. Fábio Boylan e Dra. Lorraine O´Driscoll, através do projeto intitulado "Purificação e isolamento das substâncias obtidas do extrato hidroetanólico das folhas e flores da Acmella oleracea (L.) R.K. Jansen (Asteraceae) e avaliação da atividade antitumoral in vitro em linhagem celular de câncer de mama, útero e ovário" aprovado na Chamada Pública nº 002/2018 – FAPEAP - Programa de Apoio a Núcleos Emergentes de Pesquisa – PRONEM. Além da UNIFAP e Trinity College Dublin, outras instituições de pesquisa também irão atuar em colaboração neste projeto, o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) e o Instituto de Pesquisas Biomédicas (IPB) do Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD), do Rio de Janeiro.


A universidade, Trinity College Dublin, é uma instituição totalmente interdisciplinar, com fortes colaborações nacionais e internacionais. Neste local realizam-se investigações em doenças inflamatórias e infecciosas, neurológicas e estudos avançados, principalmente, na pesquisa do câncer. Esta instituição mostrou-se disposta a oferecer treinamento técnico-científico para profissionais envolvidos no projeto, bem como a execução de uma parte dos experimentos relativos à técnica de cromatografia contracorrente, bioprospecção de fármacos com atividade antitumoral em modelos in vitro utilizando técnicas de biologia molecular. A importância dos treinamentos deve-se posterior implementação de algumas destas técnicas em laboratórios da Universidade Federal do Amapá, já que o projeto prevê a aquisição de material de consumo e equipamentos, melhorando a infraestrutura dos Laboratórios da UNIFAP e de grupos de pesquisa liderados por pesquisadores de núcleos emergentes de pesquisa, diminuindo a dependência de Instituições externas para realização de testes com material biológico da nossa região.

  • f1
  • f2
  • f3
  • f4