Principal > As Políticas de Ações Afirmativas no Ensino Superior: continuidade acadêmica e mundo do trabalho - 04/11/2018 - 1536278 - KLEBER SOARES DA SILVA

As Políticas de Ações Afirmativas no Ensino Superior: continuidade acadêmica e mundo do trabalho

Ao longo da última década, inúmeras experiências de Ações Afirmativas têm sido colocadas em prática em diferentes instituições de ensino superior no Brasil. Concomitantemente, temos verificado uma crescente produção bibliográfica sobre tais experiências, que nos ajudam a compreender as dimensões concretas da implementação das Ações Afirmativas no Brasil, bem como os impactos pedagógicos, políticos e administrativos que o ingresso de um novo perfil de estudantes tem provocado no interior destas instituições.

Diante do exposto, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros – Neab/Unifap, no intuito de promover ampla participação e compreensão de entes públicos, comunidade acadêmica, movimentos sociais em geral e sociedade amapaense acerca da temática: Políticas de Ações Afirmativas promoverá o Evento intitulado: “As Políticas de Ações Afirmativas no Ensino Superior: continuidade acadêmica e mundo do trabalho”, conforme detalhamento a seguir:

Data 16/04
16h - Palestra intitulada: “Trajetórias de Estudantes Negros e Indígenas Egressos das Cotas: novos sujeitos e novos olhares” a ser proferida pelo Prof. Dr. Rodrigo Ednilson de Jesus, Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Coordenador do Programa Ações Afirmativas da UFMG.

18h - Mesa Redonda intitulada: “Participação Democrática, Direitos Sociais e Gestão Universitária", composta com os Representantes dos Movimentos Sociais do Amapá”.

Local: Auditório do Departamento de Letras e Artes (Depla), localizado no Prédio de Letras e Artes, enfrente a pista de Atletismo da Unifap.

O referido evento tem como objetivo central: discutir sobre o impacto das Ações Afirmativas na trajetória acadêmica e profissional de estudantes negros(as) e indígenas egressos das políticas de reserva de vagas nas Instituições de Ensino Superior Públicas do nosso país, bem como levantar questões sobre os principais desdobramentos destas políticas no âmbito acadêmico brasileiro e local.

Assim sendo, o Neab/Unifap tem a honra de convidar a Vossa Senhoria para participar do referido evento.

Quaisquer dúvidas, favor entrar em contato pelo número (96) 98132-1637. Por fim, renovamos nossos votos de estima.