Proteção e preservação do patrimônio histórico-cultural amapaense

O Reitor interino da Universidade Federal do Amapá, Seloniel Barroso dos Reis, no dia 10 de outubro de 2018, reuniu com representantes de entidades envolvidas no processo de fiscalização/ preservação do patrimônio público estadual, cuja temática estava relacionada à garantia da preservação cultural e patrimonial amapaense.

Estiveram presentes na reunião, além da Unifap, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN/AP, a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, Conflitos Agrários, Habitação e Urbanismo (Prodemac), a Controladoria Geral do Estado do Amapá – CGE/AP, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá CBM/AP, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/AP e o Ministério Público do Amapá MP/AP.

Na oportunidade, a Universidade apresentou, através da Prefeitura do Campus, a Rede de Combate a Incêndio existente na Instituição, identificando ainda as instalações que mais precisam de atenção, pois algumas edificações no Campus Marco Zero, são antigas e possuem cerca de 40 anos.

No que se refere a esta questão específica, o representante do Ministério Público, propôs que a Unifap acione, oficialmente, o Corpo de Bombeiros Militar solicitando laudo e relatórios técnicos dos possíveis locais vulneráveis a incêndios, gerando assim providências emergenciais e preventivas.

Outra pauta importante da reunião, deu-se a partir da apresentação do sitio arqueológico identificado no Campus, e que carece de demarcação e preservação.

Neste sentido, o Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas do Amapá-CEPAP, será de extrema importância para que novas pesquisas avancem e protejam áreas e qualquer artefato encontrado no interior da Instituição.

Para a próxima reunião, ficou acordado entre as Instituições participantes, que será formado um Comitê Estadual para tratar da preservação do patrimônio histórico amapaense, listando os prédios públicos possíveis de tombamento e seus riscos.