PROPESPG/UNIFAP tem projeto aprovado em chamada nacional, o único da região Norte

O Centro de Engenharia e Inovação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia terá financiamento de R$ 240 mil reais.

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESPG), recebeu aprovação de projeto na Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT/AÇÃO TRANSVERSAL – Projetos Executivos 2020. A UNIFAP é a única instituição da região Norte com projeto aprovado nesta Chamada 2020, entre as 27 propostas submetidas por Instituições de Ensino Superior do Brasil.  A proposta  enviada para a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) foi consolidada pelo Departamento de Pesquisa (DPq), em parceria com docentes e a atual gestão da UNIFAP. No total, a Chamada irá repassar R$ 4.999.890,00 (quatro milhões, novecentos e noventa e nove mil, oitocentos e noventa reais) às instituições com projetos aprovados.

Confira a lista das Universidades aprovadas*

REGIÃO NORTE – A UNIFAP recebeu aprovação do subprojeto CEIDESA – Centro de Engenharia e Inovação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, com financiamento de R$ 240.267,00 (duzentos e quarenta mil reais). O projeto tem por objetivo principal “induzir, estruturar e dar suporte à base de desenvolvimento de pesquisa e ensino de Pós-Graduação de alto nível científico, tecnológico e de inovação junto ao Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da Universidade Federal do Amapá”, além de pensar ações de pesquisas voltadas a cidades inteligentes e sustentáveis.

A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Amanda Alves Fecury destaca que a aprovação deste projeto é resultado da dedicação dos professores envolvidos e do compromisso da atual gestão da UNIFAP. “Quando todos trabalham juntos, colhemos bons frutos”, pontou a docente.

Conheça outros objetivos do CEIDESA

Critérios de avaliação

Entre os critérios de avaliação da Chamada 2020 da FINEP, foram considerados: 1) Mérito e alinhamento das atividades de pesquisa, desenvolvimento e
inovação que serão realizadas futuramente naquela infraestrutura com pelo menos uma das áreas de tecnologias priorizadas pelo MCTI, incluindo sua contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico nacional/regional/local e/ou para a mitigação de assimetrias regionais; 2) Impactos esperados decorrentes do desenvolvimento das atividades de pesquisa e/ou pós-graduação que serão realizadas futuramente naquela; e 3) Qualificação e competência da(s) equipe(s) científica(s) beneficiada(s) pela implantação da infraestrutura.

Esta seleção pública iniciada em julho deste ano, buscou conceder recursos exclusivamente para a elaboração de projetos executivos de obras de infraestrutura de pesquisa. O Departamento de Pós-Graduação(DPQ/UNIFAP), em parceria com os docentes, encaminhou o projeto global para o a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.