Projeto leva conhecimento tradicional no uso de plantas medicinais às escolas públicas

O objetivo é contribuir para que as novas gerações conheçam essa vertente do traço cultural amazônida.

O Projeto de Extensão “Manjericão:  Plantas e Saberes”, do curso de Ciências Ambientais, promoveu no dia 24 deste mês a oficina “Divulgando o conhecimento tradicional sobre plantas medicinais”. A atividade ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Luiza Bello Silva, conhecida como Escola de Aplicação, em Macapá, para alunos com idade entre 9 a 11 anos.

A oficina teve início com uma palestra sobre a história das plantas medicinais e suas utilizações pelas comunidades tradicionais na Amazônia. Na parte prática, os alunos confeccionaram mudas de algumas espécies de uso popular: manjericão (Ocimum minimum L.), catinga de mulata (Aeollanthus suaveolens Mat. Ex. Spreng.) e hortelãzinho (Mentha × piperita L.). As crianças também receberam informações sobre as indicações terapêuticas, as formas de preparos e os usos das preparações a base das plantas medicinais.

“O projeto visa divulgar a diversidade da flora conhecida e utilizada em tratamentos terapêuticos no estado do Amapá e, com isso, valorizar o conhecimento tradicional sobre plantas medicinais como ferramenta para a conservação da sociobiodiversidade local e para o desenvolvimento sustentável na Amazônia”, explicou a coordenadora do projeto, Profa. Dra. Alzira Marques.

O Projeto de Extensão “Manjericão: Plantas e Saberes” conta com a participação dos acadêmicos do curso de Ciências Ambientais: Shirlene Araújo, Fábio Freitas, Maria Cecília Campos, Larissa Barros, Maísa Silva, Glenda Miranda, Jéssica Gomes, Tiago Pantoja e Camila Pacheco.

O projeto surgiu em 2020 após a conclusão do curso de doutorado sobre Etnobotânica de plantas medicinais no Distrito de Mazagão Velho (AP). Na oportunidade, a pesquisadora Alzira Marques observou que o conhecimento tradicional do uso das plantas medicinais é um traço cultural que vem se perdendo.

Para divulgar e valorizar esse conhecimento, a docente e um grupo de acadêmicos do curso de Ciências Ambientais promovem oficinas em escolas públicas e privadas com objetivo de despertar nas crianças e adolescentes, dos ensinos fundamental e médio, a importância da biodiversidade e do conhecimento tradicional.

O projeto possui Instagram (@manjericão_plantasesaberes) onde divulga diariamente informações sobre plantas medicinais. Acesse, acompanhe e informe-se mais sobre as plantas e seu cultivo.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido