Projeto do curso de Licenciatura Intercultural Indígena é vencedor do prêmio Rodrigo 2020

Iniciativa promoveu oficinas nas Aldeias do povo Galibe Maworno e Karipuna.

Projeto do curso de Licenciatura Intercultural Indígena, Coordenado pela Profa. Dra. Mara Santos, do Campus Binacional de Oiapoque, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), é vencedora na 33° edição do Prêmio Melo Franco de Andrade (Premio Rodrigo 2020), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com o Projeto de Valorização das Línguas Crioulas do Norte do Amapá.

As ações vencedoras receberão recurso financeiro de R$20 mil reais cada. Ao todo foram 12 premiados a nível Nacional.

Sobre o Projeto

A proposta desenvolvida pelo projeto foi de produzir e promover conhecimentos sobre as línguas e culturas dos povos indígenas Karipuna e Galibi Marworno com o objetivo de valorizar, prestigiar e dar visibilidade junto à sociedade nacional.

A professora do curso de Licenciatura Intercultural Indígena, do Campus Binacional de Oiapoque, e coordenadora geral do projeto, Profa. Dra. Mara Santos, explica sobre a proposta desenvolvida ao longo dos 2 anos de projeto.

Profa. Dra. Mara Santos em oficina junto aos indígenas do povo Karipuna. Imagem: Arquivos do projeto

“A inquietação acerca de suas línguas se deve ao grande contato linguístico de fronteira. Apesar da existência e uso cotidiano de suas línguas, a língua portuguesa tem tido maior prestígio entre os próprios indígenas, isso se deve ao fato de ser a língua de contato do município, que os envolve e, também, pela falta de acesso às políticas públicas de valorização e preservação da identidade linguística, enfraquecendo a cultura desses povos, promovendo o preconceito e a negação de suas identidades indígenas,” ressaltou.

Foram 2 anos de projeto no qual realizou 5 oficinas de formação de pesquisadores indígenas, para produção de Vídeo e Edição, e Designer Gráfico, que atendeu aos jovens dos povos indígenas Galibi Marworno e Karipuna, da Terra Indígena Uaçá, no norte do Amapá. As equipes formadas eram compostas por 10 integrantes indígenas cada.

Além das orientações técnicas da produção dos produtos, nas oficinas foram apresentados os conceitos de documentação linguística e cultural, a importância de documentar em áudio, vídeo e textual os eventos de fala que ainda resguardam informações culturais e linguísticas para fortalecer e manter suas identidades como Karipuna e Galibi Marworno, falantes da língua Kheuól.

Apresentação do projeto aos Galibi-Marworno. Imagem: Arquivo do projeto.
Apresentação do projeto aos Kalipuna com presença da matriarca. Imagem: Arquivo do projeto

As atividades de campo finalizaram em 2018 e em 2019  as equipes do projeto se dedicaram na produção dos trabalhos finais, sendo 2 documentários, 2 livros didáticos  e 2 livros paradidáticos. Os jovens das oficinas de vídeo produziram os documentários e os jovens das oficinas de planejamento visual ficaram responsável pela arte visual dos livros.

Confira aqui o resultado final do projeto.

Sobre a equipe

A equipe do Projeto de Valorização das Línguas Crioulas do Norte do Amapá é formada pelos professores da Licenciatura Intercultural Indígena- Campus Binacional: Mara Santos, Glauber Romling da Silva e a professora do curso de letras campus Marco Zero Cilene Campetela e pelos professores indígenas: Jaciara Santos da Silva, Nordevaldo dos Santos da etnia Galibi-Marworno; Janina dos Santos Forte e o cacique Jacson da Paixão Santos, etnia Karipuna.

Os realizadores das oficinas são o cineasta indígena Takumã Kuikuro, o cinegrafista indígena Davi Marworno e designer gráfica Ingrid Lemos Costa. Contam também com os colaboradores professores indígenas das comunidades indígenas Karipuna e Galibi-Marworno.

Sobre o prêmio

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, é uma premiação a nível nacional que tem objetivo de reconhecer iniciativas de excelência e caráter exemplar na área de Patrimônio Cultural. O nome do Prêmio é uma homenagem ao fundador do Iphan, para destacar as iniciativas que compartilham dos mesmos ideais, o advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade nasceu em 1898, em Belo Horizonte (MG).

Entre os critérios levados em consideração pelos jurados na seleção dos projetos estão: a excelência, a inovação e a originalidade, assim como a mobilização da comunidade, o compromisso ambiental e o uso de uma visão ampla do Patrimônio Cultural.

Acompanhe um resumo do projeto aqui

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP