Projeto de Extensão recebe prêmio Presidente Néstor Kirchner em Nova Iorque

O projeto de extensão coordenado pela professora Bianca Moro de Carvalho, que descreve a invasão informal das áreas de ressaca de Macapá, bem como os esforços participativos da Universidade Federal do Amapá (Unifap) para enfrentar a questão, foi premiado com a bolsa Presidente Néstor Kirchner (PNK).

A PNK é concebida como um espaço de diálogo e reflexão sobre as realidades sociais, econômicas, políticas e ambientais.

O objetivo principal da bolsa é formar jovens líderes na América Latina.

A professora fará uma apresentação pública do trabalho amanhã, 9, na Universidade “The New School”, em Nova Iorque, durante o seminário Social and Environmental Costs of Development (Custos Sociais e Ambientais do Desenvolvimento).

Desde o dia 27 de fevereiro, a docente recebe treinamento na universidade norte-americana para melhorar e aperfeiçoar o projeto de extensão.

“Estou muito feliz em representar nossa universidade aqui e colaborar para o diálogo sobre as realidades sociais do Amapá e, consequentemente, da América Latina”, afirmou Bianca Carvalho.

A bolsa foi concedida após a professora demonstrar excelência acadêmica e compromisso com o serviço público.

O projeto é desenvolvido desde 2009 e descreve que o Amapá é a mais recente e maior área protegida de floresta tropical do mundo.

No entanto, seu centro urbano enfrenta sérios problemas.

O trabalho aponta que milhares de moradores estão abaixo da linha de pobreza, têm pouca ou nenhuma proteção social e moram em condições precárias.

No último mês, diversas ações oriundas do projeto de extensão são desenvolvidas pelos acadêmicos de arquitetura e urbanismo da Unifap.

Entre elas, a entrega de projetos arquitetônicos para moradores da área de ressaca Chico Dias, no bairro do Congós.

Desde 2015, a PNK foi expandida para todos os países da América Latina e do Caribe.