Projeto de Extensão é tema de debate em programa na Rádio Universitária

O projeto busca conciliar as Tecnologias da Informação (TI) com o conhecimento Geocientífico.

Na tarde da última terça-feira, 19 de novembro, foi discutido no programa ‘Meio Ambiente e Cidadania’, da Rádio Universitária 96.9 FM, o Projeto de Extensão ‘Alan Mathison Turing de Inclusão Digital e Acessibilidade ao Conhecimento Geocientífico nas Escolas do Amapá: Gamificação/Jogos Digitais.’

O Projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Valter Gama de Avelar, sendo uma iniciativa do graduando de Engenharia da Computação, Lucas Avelar. Foto: Divulgação/Pessoal.

O projeto busca conciliar as Tecnologias da Informação (TI) com o conhecimento Geocientífico. A iniciativa é do graduando do curso de bacharelado em Engenharia da Computação, Lucas Avelar, e coordenado pelo Prof. Dr. Valter Gama de Avelar, que faz parte do Grupo de Pesquisa: GEOdiversidade do Amapá (GPGEO) e do subprojeto de Extensão Universitária: GEOciências nas Escolas do Amapá/GEA/PROEAC/UNIFAP.

O projeto será apresentado no II Seminário sobre Ensino de Geografia da Amazônia (SEGEAM), realizado pelo IFPA, em Belém, nos dias 27 e 28 de novembro. O programa ‘Meio Ambiente e Cidadania’ é apresentado pelos professores Jonas Pastana e Ricardo Ângelo Pereira.

Projeto

A ideia é fazer com que os alunos sejam proativos e desenvolvam pensamento crítico. O Estado do Amapá concentra, segundo dados levantados pelos pesquisadores, altas taxas de analfabetismo digital e os alunos apresentam baixo nível de conhecimento geocientífico tornando a compreensão sobre a Terra quase inacessível. Assim, a inclusão digital proposta pretende potencializar a capacidade dos estudantes quanto ao binômio Ensino-Aprendizagem, o que vai permitir acessar conhecimentos geocientíficos.

*Colaboração de texto: Letícia Amorim (Estagiária de Jornalismo/UNIFAP).

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.