Projeto de extensão coleta óleo de cozinha para fabricar sabão

As barras de sabão são distribuídas nas comunidades carentes de Macapá como forma de colaborar no combate à pandemia provocada pelo novo Coronavírus.

O projeto de extensão UNIFAP-Recicla promove um trabalho de conscientização com toda comunidade acadêmica para colaborar com a diminuição, reuso e reciclagem do óleo de cozinha, através da produção de sabão que são distribuídos nas comunidades carentes de Macapá. O UNIFAP – Recicla, originalmente, iria coletar o óleo descartado pelo Restaurante Universitário (RU). No entanto, com a pandemia e, consequentemente, a interrupção das atividades do RU, a coleta do óleo residual passou a ser realizada no condomínio residencial Parque Felicitá, uma parceria estabelecida entre a coordenação do projeto e a síndica, uma forma encontrada para não paralisar a produção.

Segundo o coordenador do projeto, Prof. Dr. Irlon Maciel Ferreira, do curso de Química da UNIFAP, a iniciativa foi bem recebida no residencial, dado que muitos estudantes, técnicos e professores da própria Universidade residem no local. O coordenador ainda explica que 1 litro do óleo de cozinha pode poluir cerca de 20 litros de água. “O descarte incorreto acarreta grandes prejuízos ambientais. Recolhe-lo e destiná-lo à reciclagem é a melhor solução”, lembra.

A fabricação e distribuição de sabão em barra em comunidades menos assistidas pretende, também, colaborar para o combate a COVID-19, visto que as famílias que residem nesses locais não dispõem, por vezes, de recursos disponíveis para a higiene pessoal.

O projeto conta com alunos, bolsistas e professores voluntários do curso de Química. Inicialmente, o óleo coletado será filtrado e analisado para adequação e ajuste, segundo as Normas Técnicas Específicas, logo em seguida será empregado para a produção de sabão em barra, em protocolo já estabelecido.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.