Projeto da Unifap é finalista do Prêmios Santander

O projeto ” Desenvolvimento de nanoformulações e estudo farmacocinético com fármacos antimaláricos da rename para aplicação pediátrica”, coordenado pelo professor do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde, José Carlos Tavares Carvalho, é um dos finalistas da categoria “Ciência e inovação” do Prêmios Santander Universidades 2015.

Os vencedores serão conhecidos na próxima quinta-feira, 19.

Para José Carlos Tavares, estar entre os finalistas é uma honra e reconhecimento da qualidade dos projetos da instituição.

“Concorremos com grandes pesquisadores do Brasil todo e ficar entre os melhores é demais.

Espero que isso faça com que a gente avance cada vez mais nas pesquisas nanotecnológicas na Unifap”, diz.

Dos mais de 23 mil projetos inscritos, 55 chegaram à final.

A cerimônia de premiação ocorre no Grand Hotel Hyatt de São Paulo e os vencedores receberão R$ 100 mil, além de bolsas de estudos e mentoria da Endeavor nos prêmios de empreendedorismo.

A lista com os finalistas da edição 2015 do prêmio está disponível no site www.santander.com.br/universidades e na fanpage do Santander Universidades (www.facebook.com/santanderuniversidades).

Projeto O projeto”Desenvolvimento de nanoformulações com fármacos antimaláricos para aplicação pediátrica” propõe a produção de partículas nanoestruturadas com antimaláricos com melhor biodisponibilidade para o desenvolvimento de fármacos com maior eficácia no tratamento da malária em crianças.

De acordo com o coordenador do projeto, a malária é uma doença que mata cerca de 3 mil crianças por dia em todo o mundo.

Na América Latina, o maior número de casos é registrado na Amazônica Brasileira.

“Um dos problemas do tratamento na infância é que os fármacos utilizados atualmente oferecem riscos para esta faixa etária.

Dessa forma, os fármacos antimaláricos podem ser utilizados pelas crianças, já que a melhor biodisponibilidade permite administrar doses menores e menos nocivas”, explica José Carlos Tavares.

O projeto começou a ser desenvolvido este ano e tem previsão de ser finalizado em dois anos.

Prêmios Santander Universidades São quatro grandes premiações que estimulam o empreendedorismo, a pesquisa científica, a extensão universitária e a busca pela excelência das universidades, atingindo toda a cadeia de valor da academia.

Com mais de R$ 9 milhões investidos nos últimos dez anos, essa iniciativa já recebeu cerca de 66 mil projetos, com mais de mil universidades participantes somente no último ano.

A edição de 2015 bateu todos os recordes: mais de 23 mil projetos de universitários de graduação e pós-graduação, pesquisadores e acadêmicos em geral foram inscritos.

É um crescimento de 19% em relação a 2014.

*Texto: Assessoria Especial da Reitoria/Unifap | Assessoria de Imprensa Santander, com a colaboração de José Carlos Tavares.

* Fotos: José Carlos Tavares